Threads inicia testes de compatibilidade com outras redes sociais 

Publicações da plataforma estarão disponíveis no Mastodon e outros serviços que usam o protocolo ActivityPub 
Tamires Ferreira14/12/2023 07h35
threads
Imagem: Ascannio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou na quarta-feira (13) que o Threads iniciou os testes para tornar a plataforma compatível com outras redes sociais abertas e interoperáveis. O plano havia sido revelado em julho, quando o rival do antigo Twitter (X) foi lançado, e deve se basear no ActivityPub, protocolo de código aberto que alimenta o Mastodon e outras mídias descentralizadas. 

O que você precisa saber: 

  • O teste disponibilizará parte do conteúdo do Threads no Mastodon e em outros aplicativos baseados do ActivityPub; 
  • Executado na estrutura ActivityPub, o Mastodon permite que usuários construam experiências independentes. Ele é uma segunda alternativa à plataforma de mídia social X, de Elon Musk; 
  • Quando Threads foi lançado, em julho deste ano, a Meta deixou clara sua intenção de fazer da nova rede social algo semelhante ao Mastodon. “Nosso plano é trabalhar com o ActivityPub para oferecer a você a opção de parar de usar Threads e transferir seu conteúdo para outro serviço”, disse a empresa na época. 

Leia mais! 

Tornar o Threads interoperável dará às pessoas mais opções sobre como interagem e ajudará o conteúdo a alcançar mais pessoas. Estou bastante otimista sobre isso. 

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em sua conta no Threads.

Segundo Adam Mosseri, chefe do Instagram, “estamos começando com a capacidade de seguir usuários do Threads clientes do ActivityPub, mas também chegaremos à capacidade de seguir contas de servidores do ActivityPub”. 

De acordo com o Engadget, a integração é o mais recente sinal do impulso crescente por trás das mídias sociais descentralizadas, que especialistas acreditam ter o poder de transformar como interagimos online.  

As mídias descentralizadas funcionam a partir de protocolos e não de uma única empresa — a empresa adota o protocolo e permite que a plataforma de código aberto funcione de seu terminal. A adoção generalizada do ActivityPub significa que as pessoas conseguiriam interagir com uma variedade maior de conteúdo e em mais lugares. 

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

Ícone tagsTags: