Julie e Chris Ramsey, que embarcaram há meses em uma baita aventura ao decidir ir do Polo Norte ao Polo Sul em um veículo elétrico, finalmente chegaram ao seu destino. O casal percorreu 27 mil quilômetros na neve em um Nissan Ariya, levando ao todo nove meses para concluir o trajeto de ponta a ponta. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Os Ramseys anunciaram na madrugada desta segunda-feira (18) o fim da jornada de sucesso; 
  • Eles chegaram ao destino no dia 15 de dezembro (sexta-feira), mas só puderam dar a notícia após restabelecerem conexão via satélite; 
  • O desafio fazia parte da expedição Pole to Pole (De Polo a Polo), que partiu do Círculo Polar Ártico, Polo Norte do planeta, ao Círculo Polar Antártico, Polo Sul da Terra; 
  • Para a empreitada, o Nissan Ariya EV passou, claro, por algumas modificações — concentradas, basicamente, nas suspensões, que foram totalmente alteradas para lidar com o conjunto de rodas e pneus; 
  • Essa não foi a primeira aventura do casal, que já rodou a Romênia, Azerbaijão e Cazaquistão em um Nissan Leaf durante o Rally da Mongólia — corrida durou 56 dias. 

Leia mais! 

Com temperaturas abaixo de zero e muita neve, o Ariya foi testado em seus limites. Segundo o casal, a jornada ajudou a aprender sobre os benefícios de viajar em um elétrico mesmo em condições de clima e estrada mais difíceis.

publicidade

Além da experiência para o carro, truques para manter a bateria do EV aquecida, por exemplo, também foram aprendidos — criando barreiras para proteger a parte inferior e o radiador dianteiro do carro do vento frio. Isso melhorou a eficiência do elétrico, de acordo com a dupla. 

Esperamos ter inspirado e educado muitos de vocês sobre as verdades da mobilidade elétrica e desmascarado os mitos comuns que ainda existem em torno dos EVs. Os veículos elétricos são capazes, divertidos e entusiasmantes de conduzir, são fiáveis e resilientes e, mais importante, mais gentis com o nosso planeta. Obrigado mais uma vez a todos que nos apoiaram. O trabalho em equipe de muitos de vocês tornou isso um sucesso. Nunca tenha medo de ultrapassar os limites. 

Comunicado oficial de Julie e Chris Ramsey. 
https://www.instagram.com/p/C0-LflGA5qL/

Ao Portal Expedition, Chris explicou que o propósito do Pole To Pole era provar que os veículos elétricos são um substituto viável para os veículos de expedição movidos a diesel existentes nas regiões polares. 

publicidade

Ele contou ainda que a viagem foi mais fácil na região Norte graças aos carregadores rápidos disponíveis ao longo do caminho. As coisas foram um pouco mais desafiadoras ao entrarem no Sul, mas, ao entender as dificuldades (que era o objetivo da expedição), a organização do Pole to Pole instalou carregadores ao longo da rota sul — especialmente na trajetória do Peru. 

Os novos carregadores, inclusive, serão mantidos nas regiões como uma forma de atender essa demanda e ampliar o plano pan-americano de disponibilizar cada vez mais pontos de carregamentos. 

publicidade

Quando Julie e Chris decidiram embarcar na aventura Pole to Pole, o Olhar Digital foi até Santiago, no Chile, para conhecer o casal. Em reportagem exclusiva, confira aqui mais detalhes sobre os Ramseys e o Nissan Ariya EV.