Um grupo bipartidário de senadores e representantes dos Estados Unidos solicitou formalmente ao Departamento de Justiça (DOJ, na sigla em inglês) uma investigação para determinar se a Apple violou leis antitruste ao bloquear o Beeper Mini, aplicativo que permite o funcionamento do iMessage no Android.

Para quem tem pressa:

  • Pedido de Investigação Antitruste: Um grupo bipartidário de senadores e representantes dos EUA solicitou ao Departamento de Justiça (DOJ) dos EUA que investigasse se a Apple violou leis antitruste ao bloquear o Beeper Mini, um aplicativo que possibilita o uso do iMessage em dispositivos Android;
  • Bloqueio e Resposta da Apple: A Apple confirmou ter bloqueado uma exploração do iMessage pelo Beeper Mini, mas a empresa Beeper desenvolveu novos métodos para contornar esse bloqueio;
  • Críticas à Apple: A senadora Elizabeth Warren e outros legisladores criticaram a Apple por suas práticas, acusando-a de bloquear a interoperabilidade e de proteger seus lucros às custas da concorrência e inovação em serviços de mensagens interoperáveis;
  • Interoperabilidade e RCS: Em meio ao debate, a Apple anunciou planos para adotar o protocolo RCS (Rich Communication Services) em 2024, visando melhorar a interoperabilidade entre iPhones e dispositivos Android.

A Apple confirmou que bloqueou uma exploração do iMessage realizada pelo aplicativo. Mas a empresa Beeper encontrou outras maneiras de fazer o iMessage funcionar em aparelhos Android. É uma espécie de cabo-de-guerra entre as empresas.

Leia mais:

Em discussão: iMessage no Android

Celular Android ao lado de um iPhone com destaque para aplicativos Mensagens e iMessage
(Imagem: Tada Images/Shutterstock)

A senadora Elizabeth Warren criticou publicamente a Apple por suas práticas, acusando a empresa de bloquear a interoperabilidade e de proteger seus lucros em detrimento da concorrência.

publicidade

Esta crítica ecoa as preocupações de outros legisladores, que temem que as ações da Apple possam prejudicar a competição, eliminar escolhas dos consumidores e desencorajar inovações em serviços de mensagens interoperáveis.

Em resposta a questões anteriores sobre a melhoria da compatibilidade entre os sistemas operacionais iOS e Android, o CEO da Apple, Tim Cook, sugeriu que os usuários de Android comprassem iPhones. A fala foi mal recebida por muitos que buscam maior interoperabilidade.

Adicionalmente, a Apple prometeu apoiar o protocolo de comunicação RCS (Rich Communication Services) a partir de 2024, o que poderia melhorar a interoperabilidade entre iPhones e dispositivos Android.

O CEO do Beeper, Eric Migicovsky, testemunhou sobre preocupações de interoperabilidade já em 2015, o que agora parece premonitório diante das ações recentes da Apple. Até o momento, a Apple não se manifestou sobre a solicitação dos legisladores.