Curiosamente, essas construções chamadas de moais são de origem vulcânica e podem chegar até 10 metros de altura, além de pesarem cerca de 75 toneladas. E sabe o que é mais interessante? Existem cerca de aproximadamente mil moais localizados na Ilha de Páscoa.

Da cultura chilena para o mundo, descubra agora o que é um moai e o que eles representam afinal.

publicidade

Leia mais

O que é um moai?

Localizados em um dos lugares mais remotos do planeta, mais precisamente na Ilha de Páscoa em meio ao Oceano Pacífico, os Moais são construções megálitos feitos pelos rapas nui, povo de civilização polinésia que se desenvolveu nessa ilha. Os moais se assemelham a um monumento artístico e possuem forma humanoide.

publicidade

No entanto, o que mais chama atenção na história dos moais é o fato de serem feitos basicamente de tufo vulcânico – na verdade, alguns de enormes pedras vulcânicas, escória vermelha e basalto.

Uma coisa é certa, quem visita a ilha de Páscoa ficará impressionado com essas lendárias esculturas que, ao mesmo, tempo se misturam a paisagem da ilha, resultando em uma beleza única em todo o seu entorno.

publicidade

Em uma parte da ilha, há uma das representações de moais mais incríveis, trata-se de uma plataforma de moais, a Ahu Tongariki que comporta 15 estátuas de diversos tamanhos – para se ter uma ideia, a maior tem oito metros.

O que os moais representam?

Esse é um dos maiores mistérios que envolve os gigantescos moais. Alguns acreditam que eles representam um tipo de homenagem aos antepassados que eram muito queridos pelo povo. Dessa forma, especula-se que após a morte dessas pessoas importantes eram feitos monumentos como homenagem ao falecido.

publicidade

No entanto, alguns historiadores também apostam em algo com cunho religioso e dizem que eles podem, na verdade, serem representações dos deuses de Rapa Nui ou os primeiros habitantes da ilha.

Além disso, serviriam como um tributo aos antepassados que, após a morte, lançariam então uma espécie de poder espiritual para proteger seus clãs. Contudo, não se sabe ao certo por que eles foram construídos, são apenas palpites de alguns estudiosos.

Assim como o mistério que envolve o transporte dos moais, que desperta muitas indagações. Afinal, como seria possível que, em um tempo tão antigo, o povo que ali vivia pudesse mudar de lugar um moai com toneladas e mais toneladas.

Por outro lado, talvez sejam todos esses mistérios que tornam os moais representações tão significativas para as diversas gerações que podem contemplar essas figuras fascinantes, não é mesmo?