Um simples cabo de carregamento USB-C ou Lightning pode parecer inofensivo, mas nem sempre é. Há um tipo de cabo que pode fazer inúmeras coisas mirabolantes, para o bem e para o mal.

Esse é o OMG Cable, considerado o “cabo USB mais perigoso do mundo”. Segundo a Forbes, é possível encontrá-lo por menos de US$ 200 (R$ 976,66) na internet.

Leia mais:

Recentemente, o cabo recebeu nova atualização, ficando ainda mais poderoso para capturar teclas pressionadas no smartphone, roubar credenciais, extrair dados e instalar malware.

publicidade

E o pior é que, além de o bandido poder se conectar de qualquer lugar, a vítima perceberia dificilmente o ataque.

Os invasores usam variedade de técnicas em ataques altamente direcionados para espionar suas vítimas, e esses cabos são mais uma ferramenta em seu arsenal. Se o indivíduo está em posição de risco, é recomendável que nunca usem nenhum cabo ou dispositivo não autorizado.

Jake Moore, da ESET, em entrevista à Forbes

OMG Cable

  • O OMG Cable foi lançado em 2019 com amplo reconhecimento;
  • Originalmente, ele foi projetado para pesquisadores e equipes que testas as defesas digitais de empresas;
  • Seu objetivo original é testar PC e MACs ao atacá-los quando conectados ao cabo;
  • Os cabos da OMG escondem processamento, carga útil e ponto de acesso WiFi – tudo nas mesmas dimensões da carcaça dos cabos originais Apple e de outras fabricantes.

As mais recentes versões não foram divulgadas publicamente, mas ampliam muito a capacidade do que pode ser feito com ele. Segundo Mike Grover, inventor do OMG Cable, “as pessoas realmente queriam atacar telefones”.

“Nossos primeiros cabos não eram capazes disso, mas nossos cabos Tipo C introduziram isso como recurso não-primário para permitir pesquisadores e educadores, ao mesmo tempo em que reduzem a utilidade para pessoas que tentam implantar aplicativos de monitoramento conjugais”, concluiu Grover, em entrevista à Forbes.

As versões mais recentes, como dito mais acima, trazem grandes novidades. “Nossa recém-lançada ‘Série Elite’ desbloqueia coisas divertidas”, disse Grover esta semana.

Contudo, como muitas coisas boas, esses cabos podem parar nas mãos erradas, pois são encontrados com facilidade e seu poder de “caos” é muito alto.