Muito utilizada durante a pandemia, a assinatura eletrônica de documentos oferece muitos pontos positivos, como evitar o gasto com papéis durante a impressão, a possibilidade de ser feita pelo celular e ser uma ótima alternativa para gerenciar documentos no trabalho remoto.

Por isso, já existem diversos aplicativos para Android e iOS que disponibilizam recursos para registrar sua assinatura, e adicioná-la a diferentes arquivos.

Leia mais:

Contudo, é importante lembrar que há diferenças entre assinatura eletrônica e assinatura digital. A segunda tem a exigência de um certificado digital, decodificado por chave pública. Por isso, é preciso consultar qual assinatura é aceita para seu documento.

publicidade

Confira, a seguir, alguns aplicativos para assinar seus documentos diretamente pelo celular.

1. Adobe Fill & Sign

Adobe Fill & Sign é um aplicativo de assinatura digital
Imagem: Reprodução

Disponível para Android ou iPhone (iOS), o aplicativo é gratuito e permite assinar e enviar documentos de forma rápida, sem a necessidade de cadastro no app. Com ele, é possível modificar arquivos em PDF, da galeria de fotos, ou até mesmo digitalizar um documento impresso.

Por meio de uma caneta virtual, a assinatura é feita e pode ser inserida em qualquer local do documento. Depois de assinado, o arquivo é convertido em PDF, e pode ser compartilhado com outros aplicativos, ou salvo no celular.

2. DocuSign

DocuSign é um aplicativo de assinatura digital
Imagem: Reprodução

O aplicativo DocuSign, para Android e iPhone (iOS), possui uma versão gratuita que tem o acesso liberado após login com e-mail e senha. Ele permite que arquivos em PDF ou imagem sejam abertos e salvos no celular, e também em outros aplicativos, como o Google Drive. Também é possível digitalizar documentos impressos pela câmera do celular, para assinar no aplicativo.

Para isso, basta tocar em “Mais” para digitalizar um arquivo e, então, escolher a opção “Assinar Agora”, para utilizar a caneta virtual e fazer a assinatura. Os documentos ficam salvos na memória do celular, e podem ser enviados nas redes sociais. Porém, a versão gratuita permite que sejam encaminhados apenas três arquivos assinados.

3. ILovePDF

ILovePDF é um aplicativo de assinatura digital
Imagem: Reprodução

Também disponível para celulares Android e iOS, o aplicativo conta com a função de assinatura de documentos entre muitas ferramentas disponíveis. É uma opção versátil para quem precisa gerenciar arquivos no formato, oferecendo recursos para editar, comprimir, separar, juntar e converter pelo celular.

Além disso, o app permite que o usuário salve até três assinaturas para uso rápido, sendo possível aplicá-las em arquivos em PDF salvos no dispositivo, ou em arquivos digitalizados pelo scanner do ILovePDF. Para facilitar o compartilhamento, a tela principal organiza os arquivos recentes e favoritos em uma biblioteca.

4. SignEasy

SignEasy
Imagem: Reprodução

É mais uma opção de plataforma para assinar e gerenciar diversos documentos pelo celular, com opção de criar arquivos que necessitam da assinatura de diferentes pessoas, enviá-los e fazer o acompanhamento de cada etapa. O aplicativo separa os arquivos entre opções mais recentes, com assinaturas pendentes, rascunhos e documentos já assinados por todas as pessoas envolvidas.

O diferencial do aplicativo é a presença de ferramentas para proteger a assinatura, com a presença de bloqueio ao acesso por biometria ou senha. Além disso, é possível importar arquivos de diferentes serviços de armazenamento em nuvem, incluindo o cadastro de assinaturas e iniciais. O app é gratuito, com opções de compras, e está disponível para Android ou iOS.

5. Office Mobile

Office Mobile
Imagem: Reprodução

O aplicativo possui uma área exclusiva para realizar a assinatura digital grátis de documentos para Android ou iOS, após o usuário realizar o login com os dados de uma conta Microsoft. Contudo, a plataforma só permite a assinatura de documentos em formato PDF.

A assinatura digital é feita após abrir “Ações” no menu inferior, e tocar em “Assinar um PDF”. Em seguida, o arquivo é selecionado, e a assinatura é feita tocando sobre a tela do celular. O aplicativo também possibilita que ela seja movida para qualquer espaço do documento, além de alterar a cor do traço utilizado. Uma vez finalizado o processo, a assinatura pode ficar salva para usos posteriores, e o arquivo pode ser compartilhado com outros usuários.

Você já conhecia algum desses aplicativos de assinatura digital? Deixe nos comentários o seu favorito e por quê.