Agora dá para ver posts do Bluesky sem precisar ter conta lá

Jay Graber, CEO do Bluesky, também anunciou um novo logotipo, com um emoji de borboleta, que céu azul com nuvens
Pedro Spadoni23/12/2023 09h10
Montagem com novo logotipo do Bluesky sobre o antigo no fundo
(Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Bluesky – um dos rivais do X (antigo Twitter) – agora deixa você ver postagens na plataforma sem exigir que tenha conta na rede social. No entanto, caso você realmente queira criar um login, a empresa ainda exige convite de alguém de dentro para isso.

Para quem tem pressa:

  • Acesso sem conta no Bluesky: O Bluesky, rival do X (antigo Twitter), agora permite que usuários vejam postagens na plataforma sem necessidade de uma conta, embora ainda exija um convite para quem deseja criar um login;
  • Novas funcionalidades de compartilhamento: A mudança permite a vinculação ou incorporação de publicações do Bluesky em sites e blogs, além da possibilidade de usuários compartilharem conteúdo em mensagens privadas e em grupos;
  • Atualizações e novo logotipo: Jay Graber, CEO da empresa, também anunciou um novo logotipo com um emoji de borboleta, simbolizando a transformação das mídias sociais e adotado organicamente pela comunidade do Bluesky.

Além de abrir o acesso para quem é de fora da rede social, a mudança permitirá a vinculação ou incorporação das publicações do Bluesky em sites e blogs. E os usuários também podem compartilhá-las em mensagens, tanto “no privado” quanto em grupos.

Leia mais:

Bluesky furando a bolha

bluesky
(Imagem: AliSpective/Shutterstock)

Os usuários do Bluesky podem ir em Configurações > Moderação > Visibilidade para usuários deslogados para impedir que a rede social mostre suas publicações para usuários que não tenham conta na rede social.

No entanto, esse limite se aplica apenas ao site e ao aplicativo próprio do Bluesky. A empresa disse que outros clientes de terceiros podem não respeitar a alternância e mostrar as postagens de qualquer forma.

Portanto, se você não quiser compartilhar publicações com um público mais amplo, precisará tornar seu perfil privado – aquele recurso “fechar” sua conta, também presente em redes sociais como X e Instagram.

Em uma postagem na rede social, o CEO da empresa, Jay Graber, também revelou um novo logotipo com emoji de borboleta, que substituiu o logotipo de céu azul com nuvens.

“Desde cedo, notamos que as pessoas estavam usando organicamente o emoji de borboleta 🦋 para indicar seus handles no Bluesky”, disse Graber. “Nós adoramos e adotamos à medida que se espalhou. A borboleta fala à nossa missão de transformar as mídias sociais em algo novo.”

Contexto da rede social

Bluesky
(Imagem: Koshiro K/Shutterstock)

Em 2023, o Bluesky lançou seus aplicativos para iOS (iPhone) e Android e atingiu dois milhões de usuários em meados de novembro, quando anunciou que pretendia abrir sua interface.

A rede social também implementou ferramentas de moderação após enfrentar críticas sobre o tipo de conteúdo permitido na plataforma. Embora o Bluesky seja atualmente a única instância no Protocolo AT, ele visa a federação “no início do próximo ano”. Isso significa que podem aparecer mais servidores e instâncias compatíveis com o Bluesky com seu próprio conjunto de regras.

O anúncio do Bluesky ocorre num momento em que o Threads, da Meta, começou a experimentar a integração do ActivityPub. Após o anúncio da big tech, no começo de dezembro, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, e outras pessoas da equipe do Threads começaram a tornar suas contas e publicações visíveis no Mastodon (outro rival do X) e em outros aplicativos compatíveis.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.