Ubisoft investiga possível ataque hacker

A editora francesa de games está investigando uma possível invasão cibernética após imagens internas da empresa vazarem na internet
Por William Schendes, editado por Gabriel Sérvio 25/12/2023 14h00
Ubisoft
(Imagem: Tada Images / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Ubisoft está investigando uma possível invasão cibernética em seus sistemas após algumas imagens de seus softwares internos e ferramentas de desenvolvedores vazarem online.

Ao Bleeping Computer, a editora francesa de videogames disse que passou a investigar um possível incidente após a página de vazamento de códigos-fonte e documentos VX-Underground ter postado diversas imagens revelando os serviços internos da empresa.

Estamos cientes de um suposto incidente de segurança de dados e estamos investigando. Não temos mais nada para compartilhar neste momento.

Ubisoft ao Bleeping Computer.

Leia mais:

Ainda de acordo com a página responsável pelo vazamento, o autor da suposta invasão teve acesso ao servidor da empresa, além de softwares usados por funcionários como SharePoint, Microsoft Teams, Confluence e MongoDB Atlas.

O hacker teria acessado os dados e informações internas da empresa por cerca de 48 horas até que a administração da Ubisoft percebeu que “algo estava errado e o acesso foi revogado”.

O grupo disse no X (antigo Twitter) que eles receberam os vazamentos de um hacker desconhecido que violou os sistemas da Ubisoft em 20 de dezembro. De acordo com o agente da ameaça, a intenção era roubar cerca de 900 GB de dados da companhia, ainda não está claro se a tentativa foi bem sucedida ou não.

Ataques cibernéticos aumentam em 2023; veja principais erros de cibersegurança

Ataques cibernéticos aumentaram em 2023, conforme mostra um relatório da Allianz Commercial. Casos de sequestros de dados (também conhecido como ransomware) cresceram em 50% apenas no primeiro semestre em relação a 2022, além dos casos de extorsões a empresas.

O levantamento ainda mostra que algumas das vulnerabilidades exploradas pelos hackers são erros básicos, que podem ser corrigidos. Saiba mais na matéria completa.

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.