Uma fazenda solar flutuante, projeto-piloto da Duke Energy, está fornecendo energia limpa para cerca de 100 residências na Flórida

  • O painel flutuante está localizado em uma lagoa de resfriamento no condado de Polk.
  • A fazenda solar flutuante de quase 1 megawatt (MW) abrange dois acres da superfície da água.
  • Com mais de 1.800 painéis solares instalados, a lagoa, anteriormente utilizada como poço de mineração de fosfato, agora faz parte de um complexod e energia da Duke Energy.
Foram instaladas passarelas entre as fileiras dos painéis, permitindo que a equipe consiga realizar manutenção elétrica e inspeções. Imagem: Divulgação

Os painéis flutuantes utilizados no projeto são bifaciais e produzem de 10% a 20% mais energia que os painéis comuns. Eles também são refrigerados pela água, aumentando sua eficiência, ao mesmo tempo que diminuem a evaporação da água e controlam o crescimento de algas. 

Já a construção e conexão à rede da fazenda solar flutuante levou cerca de seis meses — montada em terra e depois ancorada na lagoa.

O projeto faz parte do programa Vision Florida da Duke Energy. A empresa também vem testando outros projetos renováveis, como hidrogênio verde e armazenamento de energia de bateria. 

publicidade

Leia mais:

O que são placas solares e como elas funcionam?

Diante dos efeitos catastróficos das mudanças climáticas que assolam nosso planeta, a busca por alternativas energéticas tem se tornado cada vez mais comum entre pessoas comuns. Seja por meio de biodigestores para produção de combustível ou do uso de painéis fotovoltaicos para a geração de eletricidade. Outra tecnologia solar que tem ganhado bastante atenção, são as placas solares, apesar terem nomes parecidos painéis e placas solares são bem diferentes.

Para saber mais, acesse nosso artigo completo.