Em um feito notável, um entusiasta amador de rádio conquistou um dos contatos mais incríveis possíveis, conversando com um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) usando uma antena caseira. O operador de rádio amador Doug estabeleceu contato com a ISS enquanto ela passava acima de sua localidade em julho de 2023.

“Já fiz inúmeros contatos por voz e APRS [Sistema Automático de Relatório de Pacotes] por meio dos satélites FM e do repetidor da ISS”, escreveu Doug em seu canal KB8M no YouTube. “Mas sempre quis falar com um astronauta. No final de semana do Memorial Day, finalmente realizei esse contato. Falei com Woody Hoburg. Que emoção.”

publicidade

Leia mais:

Embora os astronautas tenham outras responsabilidades a bordo da estação espacial, muitos deles possuem licenças de rádio amador e ficam felizes em conversar com operadores aqui na Terra. Assista ao vídeo do contato:

publicidade

No curto contato, é possível ouvir o astronauta Woody Hoburg dizer a Doug: “Bem-vindo a bordo da Estação Espacial Internacional.”

Contatos com astronautas na ISS

  • NASA, ESA, CSA e Roscosmos participam do programa Radioamadorismo na Estação Espacial Internacional (ARISS), que incentiva alunos a entrarem em contato com a estação espacial, com o objetivo de ampliar seu interesse em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
  • A ISS realiza várias sessões de conversa com estudantes ao longo do ano via rádio, mas também faz contatos ocasionais com entusiastas amadores que usam seus próprios equipamentos.
  • “Falar com um astronauta fora de um contato educacional agendado é bastante raro. Vários fatores precisam se alinhar para que isso aconteça”, explicou um operador de rádio amador ao IFLScience, depois de ele e sua filha Isabella terem contato com o astronauta Kjell Lindgren em agosto de 2022.
  • “A ISS deve estar dentro da [Linha de Visão]… em um momento que coincida com o tempo livre de um astronauta, ou seja, eles não devem estar trabalhando em uma tarefa oficial agendada. Deve haver um astronauta que esteja usando ativamente o equipamento de rádio amador para fazer contatos não programados.”