As tarântulas são uma família da espécie das aranhas que pode ser muito assustadora devido ao seu tamanho exagerado, membros longos e uma extensa camada de pelos que cobrem todo o corpo. Mas por que esses pelos existem e que perigos podem trazer para os seres humanos? Descubra estas e outras informações a seguir.
Leia mais:
- Peixes podem se afogar?
- Qual grupo de animais tem mais espécies?
- Metamorfose: o que é e quais tipos existem?
O que são as aranhas tarântulas e quais suas principais características?
O nome “aranha” é um vocábulo que designa uma espécie de ser vivo e, junto desta classificação, existem várias outras que foram determinadas pela biologia e são estudadas atualmente. Seguindo esse raciocínio, há diferentes “famílias” de aranhas, e as tarântulas (também chamadas de “caranguejeiras”) fazem parte da família Theraphosidae.
Os aracnídeos dessa família são conhecidos por serem bem grandes, o que inclui não apenas o tamanho do abdômen, mas também membros longos e esguios. Para além do tamanho, outra característica típica são os pelos: fios bastante finos e longos, que cobrem regiões como patas, abdômen, cabeça e mais.
Outra curiosidade é que, diferente das aranhas menores, as quais fazem ninhos mais elaborados e constroem teias complexas e suspensas, as caranguejeiras não fazem teias e seus ninhos se concentram no solo. Basicamente, elas escavam o solo para desenvolver abrigos subterrâneos ou ocupam certos espaços para transformá-los em sua casa, como buracos, canos e tijolos.
Apesar de não fazerem teias, a seda que produzem é utilizada para revestir ovos, criar “tapetes” e trilhas e até revestir o exterior de seu ninho.
Por que as tarântulas têm tanto pelo?
Os pelos são, talvez, a característica mais marcante das tarântulas e um detalhe visual bastante intimidador para qualquer um que se atreva a chegar perto destes aracnídeos. Esses pelos são naturais do organismo delas e tem uma variedade de funções, como:
- Forma de defesa contra possíveis ameaças;
- Assiste no olfato e degustação de alimentos;
- Detecta vibrações no ar e no solo;
- Retêm a umidade;
- Auxilia na percepção do contato físico;
- Ajuda a segurar objetos e presas;
- Orienta na locomoção e nos reflexos;
- Regulam a temperatura;
- Repele a água em meio a inundações;
Se um conjunto de pelos for atirado em um ser humano, em regiões como pele e olhos, é possível desenvolver uma reação alérgica. Esta alergia pode ir desde coceira intensa, à vermelhidão, cegueira e sensação de queimação. Em pessoas menos sensíveis, é provável que os danos não sejam severos, mas no caso de seres humanos com organismos altamente sensíveis, a reação alérgica desencadeada pode ser fatal (dependendo do grau da alergia e da demora em conseguir atendimento médico).