Xerox vai modificar modelo de operação e demitir funcionários

Fabricante de impressoras ainda criou unidade global de serviços de negócios para estabilizar seu núcleo de negócios de impressão e vai focar em TI
Rodrigo Mozelli04/01/2024 00h10
xerox_fachada
Imagem: BalkansCat/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Xerox anunciou, nesta quarta-feira (3), que irá reduzir sua força de trabalho em 15% e mexer em sua equipe de diretores. Além disso, a companhia vai reorganizar seu modelo de operação, aponta o The Wall Street Journal.

A fabricante de impressoras, copiadoras e scanners informou que criou uma unidade global de serviços de negócios para estabilizar seu núcleo de negócios de impressão. Ela pretende, ainda, focar mais em sua unidade emergente de tecnologia da informação (TI) e serviços digitais.

Leia mais:

Após o anúncio, relata o WSJ, as ações da Xerox caíram 12%, fechando a US$ 15,84 (R$ 77,94) nesta quarta-feira.

Trocas

  • Com efeito imediato, John Bruno assumiu os cargos de presidente e COO, sendo responsável pelo realinhamento dos negócios de impressão, TI e serviços digitais;
  • Entre outras novidades, Louis Pastor retorna à Xerox como Diretor de Transformação e oficial administrativo – ele vai liderar a nova unidade global de serviços de negócios;
  • Joanne Collins Smee, então vice-presidente executiva nas Américas e Tracey Koziol, CPO, foram desligadas da empresa em 31 de dezembro de 2023.

Sobre o tema, Steven Bandrowczak, CEO da Xerox, disse que “a mudança para um modelo operacional de unidade de negócios é a continuação de nossas prioridades de execução equilibradas e focadas no cliente e foi desenvolvida para acelerar a eficiência operacional de serviços e produtos, entrada no mercado e funções corporativas em todas as regiões que atendemos”.

Demissões

A reformulação, como dito início do texto, vai causar a demissão de 15% dos funcionários da empresa, ou 1/8 da força de trabalho presente na companhia. Segundo documentos regulatórios da empresa, no fim de 2022, a Xerox tinha 20,5 mil empregados, redução de 12% se comparado ao fim de 2021.

Vamos aguardar os resultados de 2023 para vermos como a Xerox se comportou nesse sentido.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.