Vênus intriga cientistas. O planeta parece ser o oposto dos outros do Sistema Solar, com atmosfera espessa e superfície tão quente que poderia esmagar qualquer um por lá. No entanto, a peculiaridade que mais impressiona é que Vênus gira ao contrário: enquanto a maioria dos planetas roda em sentido anti-horário, ele segue a direção horária.
O motivo para isso não é conhecido, mas nova proposta de pesquisadores dos Estados Unidos diz que a razão pode ser uma lua roubada no início do Sistema Solar, destruída por Vênus e desestabilizou seu funcionamento.
Leia mais:
- Essas são as únicas imagens que temos da superfície de Vênus
- Como copiar link no WhatsApp pelo PC ou celular
- Qual é a origem dos nomes dos planetas do Sistema Solar?
Lua roubada por Vênus
A hipótese é de Valeri Makarov, do Observatório Naval dos Estados Unidos, em Washington, e Alexey Goldin, da Teza Technologies, em Chicago. Confira a proposta dos dois:
- Makarov e Goldin argumentam que a razão para o funcionamento “ao contrário” de Vênus começou no início do Sistema Solar, quando a maior parte dos planetas já estava se formando, mas ainda havia muitos blocos rondando pelo espaço;
- Um deles teria sido capturado pelo planeta. Eles propuseram isso com base na análise de centenas de milhares de simulações;
- Os pesquisadores acreditam que esse bloco, uma lua, teria sido capturado de forma retrógrada. Ou seja, na época, Vênus ainda girava em sentido anti-horário, como os outros planetas, e a lua estaria em sentido horário, ao contrário;
- A movimentação da lua teria criado condições para a desaceleração da rotação de Vênus. Com o tempo, ele passou a girar ao contrário, também em sentido horário.
O que veio depois
Com tudo isso acontecendo, a energia despendida teve um custo: as mesmas condições que causaram a desaceleração da rotação de Vênus também fizeram a lua se aproximar do planeta. Então, a gravidade do planeta destruiu seu satélite natural, espalhando os restos dele.
Conclusões sobre Vênus
Os dois pesquisadores estadunidenses chamaram a lua hipotética de Vênus de Neith.
O IFLScience acrescenta que Giovanni Cassini, descobridor de Titã e dos anéis de Saturno, já relatou ter visto lua ao redor do planeta. Durante alguns séculos, outros relatos semelhantes foram registrados. Apesar das histórias não comprovarem a existência de lua ao redor de Vênus, indicam que isso é uma possibilidade.
Outros estudos também procuram desvendar as peculiaridades do planeta, supondo que as diferenças possam ter a ver com a interação gravitacional com o Sol, os efeitos de sua própria atmosfera espessa e a possível grande impacto no espaço, como o que aconteceu com Urano e o fez orbitar de lado.