O calendário do IPVA 2024 está aberto e muitos dos estados brasileiros já divulgaram suas datas. O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores possui duas variáveis principais, o estado onde o veículo está registrado e o último dígito da placa. Além disso, o preço do IPVA pode variar de acordo com o valor do veículo.
O imposto pode ser pago em cota única ou em parcelas e, em algumas regiões, descontos no pagamento da cota única podem ser concedidos. Mas para aqueles que preferem ou precisam parcelar, aqui estão 5 aplicativos que podem ajudar.
Leia também:
- Estes 5 carros não vão pagar IPVA em São Paulo em 2024
- Isenção do IPVA 2024: como funciona e quem tem direito?
- Com preços mais atraentes, carros elétricos chineses dominam mercado brasileiro
5 aplicativos para pagar IPVA 2024 parcelado
Quando o assunto é parcelar o pagamento do IPVA, alguns aplicativos facilitam o processo e oferecem até 12 prestações no cartão de crédito – e ainda ajudam a evitar a burocracia dos sites do Detran ou Secretaria da Fazenda. Confira!
1. Zul+
O aplicativo Zul+, da empresa Estap’ar, oferece a possibilidade de parcelamento em 12 vezes do IPVA, basta informar a placa do carro ou moto. Ademais, ao cadastrar o veículo no app, usuários recebem lembretes quando cada parcela estiver disponível. São várias opções de pagamento, incluindo Pix e cartão de crédito, ou com as carteiras digitais Google Pay e Apple Pay.
O serviço, no entanto, não funciona em todo o território nacional, apenas nos 13 estados em que a Estapar está presente: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
2. Carteira Digital Serasa
Além de fazer o pagamento do IPVA atrasado, por meio da Carteira Digital Serasa em parceria com a Zapay, é possível ter o desconto da cota única mesmo ao parcelar o pagamento do IPVA em até 12 vezes – a porcentagem do desconto, bem como o vencimento das parcelas, varia de acordo com o estado. O aplicativo também conta com diversas formas de pagamento.
3. Zapay
O aplicativo da Zapay também permite o parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito, e não é necessário fazer cadastro para acessar a plataforma, bastando informar o número de telefone e inserir o código enviado no SMS para entrar no aplicativo.
Assim que o pagamento do IPVA for liberado, usuários podem pagar o imposto pelo app, no qual é possível escolher a forma de pagamento e selecionar o número de parcelas. Entretanto, a empresa informa que cobra uma taxa de pagamento online pelo serviço, variando entre 4,09% a 6,60% ao mês, de acordo com o estado e quantidade de parcelas – quanto mais parcelas, maior o valor da tarifa.
4. Gringo
Assim como nos outros aplicativos deste artigo, o pagamento do IPVA pelo app Gringo também pode ser feito em até 12 vezes no cartão de crédito. Contudo, o parcelamento está disponível apenas nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Para acessar o recurso de parcelas na plataforma, basta adicionar a placa, número de telefone e informar o código enviado por SMS. Tal como o Zepay, o aplicativo Gringo também cobra uma taxa pelo serviço.
5. Veloe
O Veloe é mais uma opção que permite o pagamento do IPVA em até 12 parcelas com o cartão de crédito. Mas vale destacar que, para concluir o cadastro e ter acesso à plataforma, o aplicativo pede que usuários comprem um plano de tag de pedágio da Veloe. Ademais, como o pagamento do IPVA neste app é direcionado para a Zapay, é possível que também haja uma tarifa pelo serviço de parcelamento.