O tão esperado Tesla Cybertruck pode não chegar à Europa. Autoridades europeias estão preocupadas que o tamanho, potência e peso do veículo elétrico coloque em risco a segurança de ciclistas e pedestres no continente.

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Dimensões e peso da picape elétrica preocupam

O principal temor do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes é por conta do tamanho da picape elétrica: 5,68 metros de comprimento, 2,03 metros de largura, 1,79 metro de altura e 3,80 metros de entre-eixos.

Esperamos que a Tesla não traga este veículo para a Europa. Um veículo deste tamanho, potência e enorme peso será letal para pedestres e ciclistas em caso de colisão.

Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, em comunicado

As autoridades europeias ainda alegam que os formatos diferentes do carro e as estruturas que “não se deformam como as convencionais” podem causar sérios danos se as pessoas forem atingidas pelo veículo. Por isso, estudam proibir a venda do Cybertruck em território europeu.

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A Tesla não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Já Elon Musk, CEO da montadora, minimizou as preocupações em uma postagem na rede social X (antigo Twitter). Segundo ele, a picape elétrica é bem mais segura do que outras caminhonetes, “tanto para os ocupantes quanto para os pedestres”. As informações são da Reuters.

Cybertruck da Tesla andando em estrada de terra
(Imagem: Divulgação)

Tesla Cybertruck

  • Com design futurista e carroceria de aço inoxidável “ultraduro”, a primeira picape elétrica lançada pela Tesla possui autonomia estimada de até 550 km por carga e bons números de desempenho.
  • A versão de entrada da picape com tração traseira possui 400 km de autonomia, 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e velocidade máxima de 180 km/h.
  • Essa versão “baratinha”, no entanto, só chega ao mercado em 2025 por US$ 60.990 (cerca de R$ 300 mil).
  • Já a com tração integral (AWD Cybertruck) terá alcance de 550 km, 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e a mesma velocidade máxima da anterior.
  • A “Cyberbeast”, topo de linha, pode vir com dois ou três motores elétricos.
  • A configuração trimotor, vai de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos e atinge 210 km/h, além de produzir nada menos que 845 cavalos e 1.423 kgfm de torque.
  • A autonomia, porém, cai para cerca de 515 km.
  • Vale lembrar que a produção em larga escala será um desafio para a empresa, principalmente devido à escolha de usar aço inox no exterior.
  • A Tesla disse que espera começar a produzir 250 mil unidades da picape elétrica anualmente até 2025.