BYD negocia compra da maior mineradora de lítio do Brasil

A aquisição da Sigma Lithium seria uma maneira de garantir matérias-primas para a fabricação dos veículos elétricos da BYD
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 15/01/2024 11h45, atualizada em 16/01/2024 08h55
BYD
Imagem: Robert Way/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A BYD pretende entrar com tudo no mercado brasileiro. A empresa chinesa está prestes a iniciar a construção de sua fábrica de automóveis e baterias em Camaçari, na Bahia. Além disso, a fabricante de veículos elétricos negocia a compra da Sigma Lithium, maior mineradora de lítio do Brasil.

Leia mais

Sigma Lithium na mira dos chineses

  • Segundo reportagem do jornal Financial Times, o negócio tem potencial para movimentar aproximadamente R$ 14,3 bilhões, considerando a avaliação da companhia.
  • O presidente da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, disse que já ocorreram discussões com a Sigma Lithium sobre um possível acordo de fornecimento, joint venture ou aquisição, mas que ainda não existe nada de concreto.
  • A empresa é dona de uma operação de mineração de lítio no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e a aquisição pela empresa chinesa seria uma maneira de garantir matérias-primas para os veículos.
  • O Vale do Jequitinhonha se tornou um grande atrativo para multinacionais de extração de lítio, minério essencial para as baterias que hoje já chamado de “ouro branco” por causa da alta demanda.
  • Além disso, a região também se destaca por fornecer lítio verde, produzido de forma mais sustentável em relação a fabricantes tradicionais de outros países.
  • As informações são do Terra.
Lítio é uma das matérias-primas mais importantes para a construção de veículos elétricos (Imagem: Steve Morfi/Shutterstock)

Os planos da BYD

Atualmente, a BYD está construindo uma fábrica de carros no Brasil. O projeto faz parte de um investimento de R$ 3 bilhões e permitirá a produção de três modelos, o híbrido flex Song e os elétricos Dolphin e Yuan, além de ônibus e caminhões. O início da produção está previsto para o final de 2024.

Quando a empresa anunciou as instalações no Brasil, também foi prevista, na segunda fase, uma unidade de processamento de lítio, completando assim as três fábricas que o grupo prometeu ao governo da Bahia.

No ano passado, chegaram a circular rumores no mercado dando conta que a Sigma Lithium estava na mira de Elon Musk, dono da Tesla. Meses depois, a empresa informou que estava avaliando propostas para vender sua operação, mas não anunciou quem seriam os potenciais compradores.

Já no final de 2023, divulgou um comunicado informando que estaria em estágio final de revisão estratégica, o que envolveria a listagem primária na Nasdaq e na bolsa de valores de Singapura.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.