Mistério sobre “múmias alienígenas” do Peru chega ao fim

As "múmias extraterrestres" apareceram misteriosamente no aeroporto de Lima no final do ano passado e vestindo roupas da cultura andina
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 15/01/2024 15h50, atualizada em 16/01/2024 22h06
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A busca por vida extraterrestre move pesquisadores há décadas. Esse não é um trabalho fácil. Ainda mais quando fraudes aparecem para tentar comprovar que existe vida fora da Terra. Foi exatamente o que aconteceu no Peru. Pesquisadores confirmaram que duas misteriosas “múmias alienígenas” eram, na verdade, bastante humanas.

Leia mais

Entenda o caso

  • As “múmias extraterrestres” apareceram misteriosamente no aeroporto de Lima, capital do Peru, em outubro do ano passado.
  • Elas mediam cerca de cerca de 60 centímetros e estavam dentro de uma caixa de papelão.
  • Os “espécimes” estavam vestidos com roupas da cultura andina.
  • As informações são do Terra.

Alienígenas? Não, apenas uma farsa

Após o aparecimento dos supostos extraterrestres, cientistas peruanos recolheram o material para realização de uma série de análises. Os pesquisadores confirmaram que as duas “múmias extraterrestres” são, na verdade, bonecas feitas com ossos de animais.

O arqueólogo Flavio Estrada, do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses do Peru, foi taxativo: “A conclusão disso em termos simples: é uma fraude. Não são extraterrestres, não são uma nova espécie”, disse ele em uma coletiva de imprensa para revelar o mistério.

O especialista desmentiu também a existência de uma figura humanóide com uma mão com três dedos compridos, supostamente encontrada na cidade de Nazca. Os corpos seriam possivelmente múmias humanas antigas mutiladas combinadas com partes de animais. Em outras palavras, de origem terráquea.

Ainda de acordo com as autoridades peruanas, o destino das bonecas seria um congresso no México que apresentava “corpos humanoides possivelmente extraterrestres”. A audiência pública sobre Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAPs) foi realizada na Câmara dos Deputados do país em setembro do ano passado e ganhou a atenção do mundo pela exibição do que seriam dois alienígenas mumificados.

Supostos fósseis de alienígenas apresentados pelo ufólogo Jaime Maussan ao parlamento mexicano (Imagem: Câmara dos Deputados do México)

As criaturas foram apresentadas pelo jornalista e ufólogo Jaime Maussan. Segundo ele, os cadáveres foram resgatados em 2017 em uma mina na cidade de Cusco, no Peru, e teriam idade estimada de mais de mil anos. Maussan, que já apresentou casos semelhantes anteriores que foram desmentidos, garantiu que o DNA das múmias de cabeças alongadas, mãos e pés com três dedos, não pertence a seres humanos, com 30% da composição totalmente desconhecida.

Mas a história se repetiu e foi comprovado que tudo não passava de uma farsa. O laboratório que teria realizado os exames de DNA negou que os resultados indicassem vida desconhecida. A conclusão foi que as figuras apresentadas como extraterrestres foram feitas pelo homem. Uma farsa, assim como no caso das bonecas peruanas.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.