Axiom Space (Imagem: Olhar Digital)
O primeiro lançamento espacial tripulado de 2024 finalmente aconteceu nesta quinta-feira (18). A SpaceX lançou o quarteto de astronautas da missão Ax-3, da Axiom Space, diretamente para a Estação Espacial Internacional (ISS), a partir de um foguete Falcon 9 que decolou do Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), às 18h49 (horário de Brasília).
De acordo com a Axiom, os quatro astronautas da missão irão atracar na ISS no sábado (20) às 07h15 (horário de Brasília). A tripulação então deve permanecer por cerca de duas semanas no espaço antes de retornar à Terra.
Apesar da participação da NASA no lançamento, esse é um um voo privado (não governamental), gerenciado pela Axiom Space, que como o próprio nome sugere, será o terceiro lançamento com financiamento privado a visitar a ISS. A tripulação deverá então conduzir cerca de 30 experimentos científicos durante seu tempo por lá.
A bordo da missão Ax-3 estão Michael López-Alegría, um ex-astronauta da NASA que agora trabalha para a Axiom (que será o comandante); o coronel Walter Villadei, da Força Aérea Italiana; o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Marcus Wandt; e o engenheiro eletrônico Alper Gezeravcı, que se tornou o primeiro cidadão da Turquia a chegar ao espaço.
Leia mais:
López-Alegría também comandou a missão Ax-1 ao laboratório orbital, lançada em abril de 2022. Já o segundo voo da Axiom para a ISS (Ax-2), foi lançado em maio de 2023, comandado pelo ex-astronauta da NASA Peggy Whitson, que passou mais tempo total no espaço (675 dias) do que qualquer outra pessoa do continente americano.
Esta post foi modificado pela última vez em 19 de janeiro de 2024 20:57