A cidade romana de Pompeia é considerada amaldiçoada devido à erupção vulcânica que ocorreu há milhares de anos e preservou milhares de corpos sob cinzas vulcânicas.

Ao longo dos anos, muitos turistas têm roubado objetos históricos do local, mas muitos deles sentem-se amaldiçoados pelos objetos e acabam devolvendo-os com cartas de desculpas.

publicidade

Leia mais:

O diretor do parque arqueológico de Pompeia, Gabriel Zuchtriegel, compartilhou no X uma dessas cartas, na qual uma visitante afirma não ter conhecimento sobre a maldição e pede desculpas por ter levado as peças.

publicidade

Não sabia sobre a maldição. Não sabia que eu não deveria ter pegado nenhuma pedra. De um ano para cá, desenvolvi câncer de mama. Sou uma mulher jovem e saudável, e os médicos afirmaram que isso foi ‘má sorte’. Por favor, aceite minhas desculpas e as peças.

Carta de mulher enviada com pedras roubadas de Pompeia

Cartas semelhantes foram enviadas a Pompeia e acompanhavam artefatos roubados. “Tenho agora 36 anos e tive câncer da mama duas vezes”, escreveu outra visitante em 2020. “A última vez terminou com uma mastectomia dupla. Minha família e eu também tivemos problemas financeiros. Somos boas pessoas e não quero passar essa maldição para minha família ou filhos.”

publicidade

Crença infundada?

  • Outras pessoas também já escreveram cartas semelhantes, atribuindo o desenvolvimento de câncer e problemas financeiros à maldição;
  • No entanto, a maldição não passa de uma crença infundada, segundo o IFL Science, e as pessoas estão apenas atribuindo eventos improváveis ou ruins de suas vidas aos objetos roubados, mostrando viés de confirmação e falta de compreensão de estatísticas;
  • Ainda segundo o portal, a probabilidade de uma pessoa jovem desenvolver câncer após roubar um objeto de Pompeia é baixa, mas se um número suficiente de pessoas fizer isso, é esperado que pelo menos uma pessoa desse grupo acabe desenvolvendo câncer.

O fato de que a maioria das pessoas que roubaram objetos não sofreu com eventos negativos não é mencionado, pois essas pessoas geralmente não divulgam essas informações.

Portanto, não há nenhuma evidência real de que Pompeia seja amaldiçoada, mas, sim, uma série de coincidências mal-interpretadas.