Quando um filme faz sucesso, é comum ganhar uma sequência e, eventualmente, tornar-se uma franquia. Nessa dinâmica, é comum que poucas novidades surjam, pois as mesmas franquias lucrativas costumam dominar o cenário. 

Nesse cenário, há os spin-offs, filmes derivados de obras bem-sucedidas que exploram diferentes aspectos da original. A ideia por trás dos spin-offs é semelhante à das sequências: capitalizar sobre o que já funciona.

publicidade

No entanto, alguns spin-offs conseguem injetar uma nova vida em suas obras originais, além de agradar aos críticos. Nesse sentido, decidimos listar 10 spin-offs notáveis que foram bem recebidos tanto pelo público quanto pela crítica.

Creed: Nascido para Lutar (2015)

Creed (2015) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Derivado da amada franquia “Rocky”, “Creed: Nascido para Lutar” foi muito bem recebido por público e crítica. Sucesso comercial, o filme recebeu duas continuações. 

publicidade

A história acompanha Adonis Creed (Michael B. Jordan), filho de Apollo Creed, ex-rival e amigo de Rocky Balboa. Determinado a seguir os passos de seu pai no boxe, Adonis procura a orientação de Rocky (Sylvester Stallone) para treiná-lo. 

As performances de B. Jordan e Stallone foram amplamente elogiadas, assim como o trabalho do diretor Ryan Coogler.

publicidade

Leia mais:

Shaun, o Carneiro: O Filme (2015)

Shaun the Sheep Movie (2015) / Crédito: StudioCanal (divulgação)
  • Disponível para alugar e comprar no Google Play Movies, Apple TV e Amazon Prime Video.

Adaptação para os cinemas da série de televisão britânica “Shaun, o Carneiro”. Este longa-metragem de animação em stop-motion foi aclamado pela crítica especializada e teve um ótimo desempenho nas bilheteiras. 

publicidade

Contudo, a série original é um spin-off do curta-metragem “Wallace & Gromit: Tosa Completa” (1995).

Bumblebee (2018)

  • Disponível para assinantes da Netflix, Amazon Prime Video, Star+ e Telecine.

A franquia de filmes “Transformers” pode ser muito bem-sucedida financeiramente. No entanto, a ação frenética do diretor Michael Bay não é tão bem quista pela crítica. 

Por outro lado, o spin-off  “Bumblebee” foi muito elogiado pelos críticos. Com uma aprovação de 91% no Rotten Tomatoes, o filme agradou por sua abordagem diferente em relação aos outros títulos da franquia: uma trama situada na década de 1980, com um tom mais leve e nostálgico.

Rogue One: Uma História Star Wars (2016)

Rogue One: A Star Wars Story (2016) / Crédito: Walt Disney Studios Motion Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Esta spin-off da franquia “Star Wars” é uma prequela que se passa pouco tempo antes dos eventos de “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” (1977). O enredo segue um grupo de rebeldes que tem como meta roubar os planos da Estrela da Morte. 

Com uma aprovação de 84% no site Rotten Tomatoes, “Rogue One” foi elogiado por seu enredo.

Logan (2017)

Logan (2017) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+ e Star+.

Spin-off da série cinematográfica dos “X-Men”, “Logan” é o terceiro filme solo de Wolverine estrelado por Hugh Jackman. Além disso, é o longa mais bem-sucedido de toda a série em relação à recepção crítica.

Aclamado pela maioria da mídia especializada, as análises destacam a profundidade temática, psicológica e emocional da produção. A obra apresenta uma aprovação de 93% no site Rotten Tomatoes.

Gato de Botas 2: O Último Pedido (2022)

Puss in Boots: The Last Wish (2022) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine.

Sequência de “O Gato de Botas” (2011), este filme recebeu aclamação da crítica especializada e foi um sucesso comercial. 

As cenas de ação e o desenvolvimento dos personagens são os principais pontos das análises positivas. O spin-off de “Shrek” conta com uma aprovação de 95% no site Rotten Tomatoes.

O Pior Trabalho do Mundo (2010)

Get Him to the Greek (2010) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar e comprar no Google Play Movies, Apple TV e Amazon Prime Video.

Spin-off da aclamada comédia “Ressaca de Amor” (2008), “O Pior Trabalho do Mundo” é estrelado por Jonah Hill e Russell Brand, que repete o seu papel como o rock star Aldous Snow. 

A comédia recebeu boas avaliações pela atuação da dupla de protagonistas, sua trilha sonora e seu humor altamente irreverente.

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (2020)

Birds of Prey (2020) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max e Amazon Prime Video.

Spin-off e sequência de “Esquadrão Suicida” (2016), “Aves de Rapina” foca em uma jornada solo de Harley Quinn (Margot Robbie), acompanhada por um grupo de anti-heroínas conhecidas como Birds of Prey. 

Diferentemente da obra original, que recebeu duras críticas, este spin-off foi geralmente bem aceito. O filme obteve uma aprovação de 78% no site Rotten Tomatoes.

Os Pinguins de Madagascar (2014)

Penguins of Madagascar (2014) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix e  Amazon Prime Video.

Este spin-off centra-se nas aventuras dos pinguins Skipper, Kowalski, Rico e Private, personagens que ganharam popularidade nos filmes da franquia “Madagascar”. 

Bem recebida pela crítica, a animação recebeu elogios por ser uma atração colorida, divertida e sólida para as crianças.

Deadpool (2016)

Deadpool (2016) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+ e Star+.

Este filme é um spin-off de um spin-off. O personagem Deadpool é originário da franquia “X-Men”. Interpretado por Ryan Reynolds, o anti-heroi fez sua primeira aparição no longa “X-Men Origins: Wolverine”, que é um derivado da série principal dos mutantes para o cinema. 

Elogiado por seu humor, irreverência e as referências à cultura pop, “Deadpool” foi um sucesso de público e crítica e acabou virando uma série de filmes.