Pode ser surpresa para alguns que certas espécies de peixes também podem andar, além de nadar. No entanto, há alguns tipos que vão além no método de locomoção, e até a ciência tem dificuldade de compreender suas ações. Tanto é que cientistas precisaram criar um novo termo para nomear o modo de locomoção do bagre blindado: reefling.

Leia mais:

Segundo informações do IFL Science, o termo foi o que os cientistas escolheram para nomear o ato de locomoção do bagre blindado quando ele abre caminho pelos ambientes desérticos em busca de recursos. Seria algo parecido com andar e se contorcer, porém, nenhuma das duas palavras pareceu correta para nomear a ação. Foi então que os especialistas acharam que o modo desse peixe se mover merecia uma palavra própria.

Veja e entenda:

publicidade
Armored Catfish on a Mission | Welcome to Earth

This desert fish is on a mission… fortunately he’s got a few tricks up his fin! 🐟 🐟 🤔 #WelcomeToEarth is streaming on Disney+.

Publicado por Nat Geo Wild em Sábado, 13 de janeiro de 2024

Quando o bagre blindado precisa se mover fora da água?

As situações em que o bagre blindado se encontra para buscar recursos por terra geralmente se dão quando o peixe está fora de seu habitat natural. A falta de comida ou recursos básicos para sua sobrevivência também motivam essa movimentação tão peculiar.

  • Está espécie de bagre pertence a um grupo altamente diversificado de peixes que pode ser encontrado na América Central e do Sul;
  • Sua morfologia altamente especializada lhes permite habitar ambientes aquáticos e terrestres sem morrer;
  • O ato de andar por terra não é fácil de ser executado por eles. Por isso, o aspecto de “se contorcer” é visível durante o seu ato de locomoção.

Um estudo feito em 2021 introduziu inicialmente o termo “reefling”. A pesquisa analisava o comportamento dos bagres blindados e, na ocasião, concluiu que os termos usados para descrever as ações terrestres dessas espécies eram pouco precisos ou careciam de uma descrição melhor.