Gênero narrativo presente em diversas expressões artísticas como literatura, teatro, quadrinhos, videogames e cinema, o “coming-of-age” é responsável por inúmeras obras marcantes.
As obras “coming-of-age” são aquelas que retratam o crescimento e amadurecimento de um ou mais personagens à medida que enfrentam as transições da infância para a idade adulta.
Na maioria das vezes, o protagonista ou os sujeitos centrais da trama são adolescentes típicos, mas também podem ser crianças ou jovens adultos. Já ouviu falar desse termo? A seguir, listamos 5 obras marcantes do gênero.
Dazed and Confused (1993) / Crédito: Gramercy Pictures (divulgação)
Este clássico cult dirigido por Richard Linklater é ambientado em 1976, e sua trama se passa em um único dia.
Sua história não possui um protagonista único ou conflito central, mas sim enredos interligados de um grupo de adolescentes vivenciando o último dia de aula em uma escola secundária em Austin, Texas.
O elenco do filme incluiu várias futuras estrelas, tais como Matthew McConaughey, Jason London, Ben Affleck, Milla Jovovich, Cole Hauser, Parker Posey, Anthony Rapp, Adam Goldberg, Joey Lauren Adams e Rory Cochrane.
Onde assistir: disponível para alugar e comprar no Apple TV e Amazon Prime Video.
Lady Bird (2017) / Crédito: Focus Features (divulgação)
Elogiado pela crítica, este “coming-of-age” é a estreia na direção de Greta Gerwig, conhecida também por dirigir “Barbie”.
O longa gira em torno da adolescente Christine (Saoirse Ronan), que está no último ano do Ensino Médio e se autodenomina Lady Bird.
Passando-se entre os anos de 2002 e 2003 em Sacramento, Califórnia, o filme aborda o amadurecimento de Lady Bird e seu complicado relacionamento com sua mãe (Laurie Metcalf). O elenco ainda conta com Timothée Chalamet, Tracy Letts e Lucas Hedges.
Onde assistir: Disponível para assinantes do Globoplay.
Conta Comigo (1986)
Stand by Me (1986) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)
Baseado no conto “The Body” de Stephen King, este “coming-of-age” é um clássico dos anos 80 e um dos filmes mais queridos de todos os tempos.
Sob a direção de Rob Reiner, o filme narra uma história contada por um escritor (Richard Dreyfuss), que relembra um evento marcante de sua infância. A recordação ocorre em 1959, quando ele tinha 12 anos, e segue a jornada ao lado de três amigos da mesma idade em busca do corpo de um garoto desaparecido.
Contando uma emocionante história de amadurecimento e autodescoberta, o filme é protagonizado pelas crianças Wil Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman e Jerry O’Connell.
Onde assistir: disponível para assinantes da Netflix.
No Mundo da Lua (1991)
Man in the moon (1991) / Crédito: Metro-Goldwyn-Mayer (divulgação)
Estrelado por Reese Witherspoon em sua estreia cinematográfica, “No Mundo da Lua” é um drama que aborda o primeiro amor de uma garota e sua jornada de amadurecimento.
A trama se desenrola em uma zona rural dos Estados Unidos na década de 1950, acompanhando a história de Dani (Witherspoon), uma adolescente que mantém uma relação bastante próxima com sua irmã mais velha (Emily Warfield).
Dani descobre o amor ao conhecer o jovem Court (Jason London). No entanto, o rapaz e a irmã de Dani acabam se apaixonando e decidem ocultar o relacionamento para não magoá-la. Porém, a adolescente descobre a verdade e rejeita a irmã. Contudo, um evento trágico acaba por uni-las novamente.
Onde assistir: disponível para assistir gratuitamente no NetMovies e para assinantes do Looke.
As Vantagens de Ser Invisível (2012)
The Perks of Being a Wallflower (2012) / Crédito: Summit Entertainment (divulgação)
Stephen Chbosky escreveu e dirigiu este drama romântico coming-of-age, adaptado de um livro de sua autoria com o mesmo título. O filme recebeu elogios da crítica e angariou uma grande base de fãs.
A trama acompanha Charlie (Logan Lerman), um adolescente introvertido e socialmente desajeitado lidando com problemas emocionais decorrentes de eventos traumáticos em seu passado.
No entanto, ele começa a encarar o mundo ao fazer amizade com os irmãos Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller), que o acolhem em seu círculo de amigos.
Onde assistir: disponível para assinantes da Netflix e Telecine.
Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.
Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.