Os filmes nos transportam para cenários e realidades novas, para acompanhar histórias e nos impactar emocionalmente. No entanto, nas produções, nem sempre tudo acontece como planejado pelos estúdios e realizadores. Cenários gigantescos, engenharias e logísticas complexas, até problemas de briga com elenco e incidentes fatalistas são alguns dos incidentes comuns em produções problemáticas.

Aqui, listamos 10 filmes que passaram por problemas em seus bastidores, desde polêmicas até acidentes. Confira!

publicidade

Apocalypse Now (1979)

Apocalypse Now (1979) / Crédito: United Artists (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBOMax e do Telecine

Este clássico filme de guerra, dirigido por Francis Ford Coppola, enfrentou uma série de desafios durante sua produção. Condições climáticas adversas destruíram sets de gravação em várias ocasiões, e a formação do elenco contou com a troca do ator principal, com a substituição de Harvey Keitel por Martin Sheen, após três semanas de filmagem.

Além disso, a produção, inicialmente planejada para durar 13 semanas, estendeu-se por 15 meses devido a atrasos nas filmagens. O comportamento problemático de Marlon Brando, que interpretou o General Kurtz, também contribuiu para as dificuldades enfrentadas.

publicidade

A realização de “Apocalypse Now” foi documentada no filme “Hearts of Darkness: A Filmmaker’s Apocalypse” (1991). Documentário oferece uma visão aprofundada dos desafios enfrentados por Coppola e sua equipe,

Leia mais:

publicidade

Cleópatra (1963)

Cleópatra (1963) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+

Épico histórico estrelado por Elizabeth Taylor e Richard Burton, ficou imortalizado não apenas por sua grandiosidade, mas também por uma produção tumultuada e marcada por desafios.

Com orçamentos inflacionados, atrasos nas filmagens e o escândalo do relacionamento extraconjugal entre Taylor e Burton, que eram casados com outras pessoas na época. Outros problemas na produção incluíram mudanças de diretor e elenco, uma mudança inesperada de locação para as filmagens – iniciando em Londres, na Inglaterra, e concluindo em Roma –, e cenários artesanais que precisaram ser reconstruídos mais de uma vez.

publicidade

O Corvo (1994)

The Crow (1994) / Crédito: Dimension Films (divulgação)
  • Não está disponível on-line

Adaptação dos quadrinhos, O Corvo é um filme de ação e suspense dirigido por Alex Proyas e protagonizado por Brandon Lee, filho do astro Bruce Lee.

Durante a produção, ocorreu uma terrível tragédia: Brandon foi acidentalmente morto por um tiro em uma cena em que seu personagem seria baleado. A arma utilizada na cena deveria ser de festim, mas continha um pedaço de projétil que se alojou no cano da arma durante uma cena filmada dias antes. Nessa cena, utilizaram uma bala semelhante à de verdade, mas que não continha pólvora. Como não houve inspeção entre as cenas, a explosão do cartucho de festim disparou o pedaço de projétil alojado no cano, baleando e matando o ator.

A morte de Brandon Lee trouxe controvérsias e levou a mudanças nas regulamentações de segurança na indústria cinematográfica.

Titanic (1997)

Imagem do filme “Titanic” (1997) / Credito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+

O clássico filme de James Cameron sobre o acidente do navio Titanic dispensa apresentações. Contudo, apesar de bem-sucedido, enfrentou diversos problemas durante suas filmagens.

Cameron, famoso por ser um perfeccionista intransigente, exigiu o máximo de toda a sua equipe. Devido à sua rigorosa direção, o cronograma de filmagens aumentou de 138 para 160 dias. Por causa do clima frio e do tempo prolongado sob água, muitos membros do elenco ficaram resfriados ou contraíram infecções, incluindo Kate Winslet.

Winslet também fraturou um osso em seu cotovelo durante as gravações, além de ficar preocupada com a possibilidade de se afogar no tanque onde um dos cenários estava sendo afundado.

Durante as gravações, mais de 50 membros da equipe, incluindo o diretor Cameron, foram hospitalizados devido a envenenamento por alucinógenos colocados na refeição da equipe. O incidente não foi totalmente elucidado.

No Limite da Realidade (1983)

Twilight Zone: The Movie (1983) / Crédito: Warner Bros (divulgação)
  • Disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video e AppleTV

Adaptação cinematográfica da clássica série de terror e suspense “The Twilight Zone”. Lançado em 1983 e produzido por Steven Spielberg, o filme é composto por quatro segmentos, cada um dirigido por diretores renomados do gênero. 

A tragédia ocorreu na primeira parte do filme, com direção de John Landis. A cena tem como pano de fundo a Guerra do Vietnã, e o personagem interpretado por Vic Morrow tenta salvar duas crianças vietnamitas do impacto de uma bomba lançada por um helicóptero. No entanto, uma falha ocorre, resultando na queda da aeronave, que colide com o set de filmagem, causando a morte de Vic Morrow e dos dois atores mirins.

O incidente foi objeto de julgamento, mas ninguém foi responsabilizado criminalmente pelas mortes. A tragédia levantou questões sobre a segurança no set de filmagem e os procedimentos envolvidos na produção cinematográfica, resultando em mudanças nas regulamentações e práticas da indústria cinematográfica para prevenir incidentes semelhantes no futuro.

Fitzcarraldo (1982)

Fritzcarraldo (1982) / Crédito: Werner Herzog Filmproduktion (divulgação)
  • Disponível para assinantes do OldFlix

Sob a direção de Werner Herzog, o filme conta a história real de Fitzcarraldo, um homem decidido a construir uma casa de ópera na floresta amazônica. Para financiar o projeto, ele se envolve na produção de borracha e enfrenta desafios ao transportar o produto por montanhas e selvas em um barco.

A produção do filme contou com desafios extraordinários, incluindo o transporte de um imenso navio a vapor de 320 toneladas sobre uma colina, capturado sem o uso de efeitos especiais. Incidentes adversos adicionais incluíram ferimentos e mortes entre figurantes indígenas contratados como trabalhadores, dois acidentes de avião com vítimas, e um lenhador peruano que, ao ser mordido por uma cobra venenosa, amputou seu próprio pé com uma motosserra para salvar sua vida.

Inicialmente, Jason Robards desempenhou o papel principal, mas contraiu uma doença durante a produção após quarenta por cento do filme das filmagens feitas, sendo substituído por Klaus Kinski. Contudo, Kinski exibiu comportamento errático durante as filmagens, causando conflitos intensos com Herzog e outros membros da equipe.

O Portal do Paraíso (1980)

Heaven’s Gate (1980) / Crédito: United Artists Europa, Trans American Films (divulgação)
  • Disponível para assinantes do canal premium MGM no Amazon Prime Video

Com direção de  Michael Cimino, este filme ficou marcado como um dos maiores fracassos de bilheteria da história de Hollywood, registrando um prejuízo de quase 98%. A história se desenrola durante as Guerras do Condado de Johnson no estado de Wyoming, nos Estados Unidos, em 1870.

A produção foi tumultuada, caracterizada por um ambiente caótico no set, problemas climáticos e acusações de maus-tratos a animais. Cimino, conhecido por ser perfeccionista, chegou a exigir até 50 tomadas para cenas individuais, atrasando as filmagens até que as condições atmosféricas fossem de sua preferência. Um exemplo: Cimino pediu a construção de um complexo sistema de irrigação sob o terreno da principal cena de batalha, garantindo que permanecesse vividamente verde em contraste com o vermelho.

O ator John Hurt, por sua vez, enfrentou longas esperas devido a esses atrasos. Durante esse período, ele deixou a produção para protagonizar “O Homem Elefante” de David Lynch, retornando posteriormente para filmar suas cenas.

A Ilha do Dr. Moreau (1996)

The Island of Dr. Moreau (1996) / Crédito: New Line Cinema(divulgação)
  • Disponível para assinantes do OldFlix

Adaptação do livro de H.G. Wells, este filme de ficção científica conta a história de um sobrevivente de um acidente no mar, que vai parar em uma ilha onde cientistas realizam experimentos para transformar animais em seres humanos.

Durante as filmagens, surgiram diversos problemas. Val Kilmer, intérprete do protagonista Edward Douglas, teve desentendimentos com o diretor John Frankenheimer, criando um ambiente tenso no set. Marlon Brando, que desempenhou o papel do Dr. Moreau, assim como em “Apocalypse Now”, trouxe suas excentricidades, como o uso de uma pequena rádio para ouvir seus diálogos, complicando a dinâmica de filmagem.

As condições climáticas imprevisíveis da ilha na Austrália, onde ocorreram as filmagens, adicionaram desafios logísticos e afetaram o cronograma de produção, que também testemunhou a substituição de outros membros do elenco durante o processo, contribuindo para a instabilidade no set.

Chatô: O Rei do Brasil (2015)

Chatô: O Rei do Brasil (2015) / Crédito: Estudios Quanta (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Netflix e do GloboPlay

Representante nacional nesta lista, “Chatô” levou cerca de 20 anos para chegar chegar aos cinemas. O filme retrata a vida de Assis Chateaubriand, uma figura proeminente na imprensa brasileira.

A produção contou com muitas turbulências, incluindo atrasos significativos, mudanças constantes no elenco e problemas legais. O diretor Guilherme Fontes foi investigado por má gestão de dinheiro público na produção do filme. Segundo Fontes, o atraso ocorreu devido à falta de recursos necessários para completar o filme durante as filmagens. Enquanto 80% do orçamento foi captado nos primeiros três anos, os 20% restantes demoraram 15 anos.

Guilherme Fontes recebeu uma sentença de três anos, um mês e seis dias devido à sua participação em um caso de sonegação fiscal. A pena foi convertida para sete horas semanais de trabalho comunitário, além do compromisso de realizar pagamentos em forma de cestas básicas. Em 2014, ele foi obrigado a restituir R$ 71 milhões ao Fundo Nacional da Cultura.

Liga da Justiça (2017)

joss whedon liga da justiça
Divulgação/Warner
  • Disponível para assinantes do HBOMax (incluindo SynerCut)

O filme da equipe de super-heróis da DC Comics sempre foi muito aguardado pelo público, principalmente após o sucesso da Marvel e dos Vingadores. No entanto, o longa, inicialmente com direção de Zack Snyder, foi marcado por complicações e turbulências.

Snyder teve que abandonar a produção após a morte de sua filha. Para substituí-lo, a produção chamou Joss Whedon, o diretor dos dois primeiros filmes dos Vingadores. Whedon recebeu carta branca para alterar o filme, mas seu comportamento foi problemático, tanto na produção, refilmando cerca de 3/4 da produção, quanto com o elenco, principalmente com Ray Fisher e Gal Gadot, respectivamente o Ciborgue e a Mulher-Maravilha, que alegaram que o diretor era grosseiro e abusivo. 

O resultado do filme foi desastroso, tanto na crítica quanto na bilheteria, levando os fãs a lançarem uma campanha para que a Warner lançasse a versão do diretor Zack Snyder. O chamado “Snyder Cut” foi lançado em 2021 e, apesar de divisivo, apresentou uma versão mais próxima do projeto original.