Demissões 2024: TikTok corta funcionários de vendas e publicidade

Empresa entra para a lista crescente de companhias realizando cortes no primeiro mês de 2024
Tamires Ferreira23/01/2024 08h25
TikTok
(Imagem: Eliseu Geisler / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mais nova empresa a entrar na onda de demissões 2024, o TikTok está demitindo cerca de 60 funcionários de sua divisão de vendas e publicidade, segundo informou um porta-voz à NPR. De acordo com o portal, o corte chega com dois objetivos: redução de custos e reorganização de foco e rotina. 

O que você precisa saber: 

  • Conforme ocorre em várias outras empresas, algumas funções foram eliminadas do setor de vendas e publicidade do TikTok; 
  • Por ora, as demissões afetarão apenas trabalhadores em Los Angeles, Nova York, Austin e no exterior; 
  • Com anúncio interno, uma reunião deve acontecer nesta terça-feira (23) para esclarecer os novos passos da plataforma; 
  • O TikTok é um dos aplicativos mais populares nos EUA. Atualmente, a empresa possui sete mil funcionários no país — a ByteDance, dona da rede social com sede na China, tem mais de 150 mil trabalhadores espalhados por todo o mundo. 

Leia mais! 

O corte de pessoal no TikTok dá continuidade a uma tendência de demissões no setor de tecnologia, na qual diversas empresas vêm demitindo milhares de trabalhadores desde 2022, com maior declínio no ano passado. 

Em novembro de 2023, por exemplo, a Bytedance cortou ao menos 700 funcionários de sua divisão de games ao fechar sua desenvolvedora e publicadora Nuverse.   

Não apenas a rede social de vídeos curtos, mas a Amazon, Google, Disney, Meta, entre outras empresas, também anunciaram novas rodadas de demissões este ano. Grande parte das empresas justificaram os cortes com o mesmo motivo: revisão de necessidades de negócios, resultando em realinhamento de projetos e eliminação de funções. 

Demissões 2024 

Após os cortes de 2023, que ficou conhecido como o Ano da Eficiência (após Mark Zuckerberg denominá-lo assim), empresas da área tech devem apostar agora todos seus esforços na inteligência artificial (IA), o hype do momento no mercado. Muitos consideram 2024 como a largada oficial para a próxima corrida pelo ouro (IA) tecnológico. 

Conforme a NPR, embora o início de 2024 mostre que o setor tecnológico continua em crise, analistas da Silicon Valley esperam que as demissões este ano sejam bem menores e mais direcionadas do que no ano passado. 

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.