Nesta semana, o Orkut completa 20 anos de fundação, isso porque ninguém sabe ao certo quando isso aconteceu: alguns dizem que foi no dia 19 de janeiro, outros no dia 22, 24, mas o importante é que ele completa duas décadas de criação.

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Página de login do Orkut (Imagem: Reprodução/Orkut)

A saudosa rede social, precursora do Facebook, foi desenvolvida por Orkut Büyükkökten e Google, e desativada há quase dez anos, em 30 de setembro de 2014. O Orkut foi uma rede social muito popular, especialmente na primeira década do século XXI. Recursos, como depoimentos, histórico de visitas, jogos e as famosas comunidades, eram febre e alvos de comentários e discussões nas rodinhas de amigos nas escolas e universidades.

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Para celebrar a primeira grande rede social do mundo, o Olhar Digital fez um apanhado geral com alguns dos principais recursos que o Orkut oferecia a seus usuários. Confira a seguir:

Histórico de visitas ao perfil do Orkut

Ver quem visitou seu perfil do Orkut era sempre algo “emocionante”. Ver se seu crush tinha te stalkeado era uma das razões para isso. A rede social atualizava a função diariamente, exibindo uma janela na barra lateral com o nome, foto e link do perfil da pessoa.

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Ainda assim, era possível desativar o recurso, mas, desse jeito, nem as pessoas viam que você as visitou, e nem você via quem te visitou.

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Visitantes recentes também apareciam na tela de resumo do perfil ao logar (Imagem: Reprodução/YouTube)

Ele é tão popular que, até hoje, usuários de Facebook, Instagram, X e outras, pedem que a funcionalidade seja disponibilizada nessas redes. No LinkedIn, usuários gratuitos conseguem usar a função parcialmente, sendo necessário assinar a versão Premium para ver todos os perfis que te visitaram. O TikTok, por sua vez, tem recurso semelhante, inclusive, sendo possível ativá-lo e desativá-lo.

Ausência de linha do tempo

  • Diferente das redes sociais atuais, o Orkut não tinha uma linha do tempo;
  • Era exibido a tela do perfil do usuário na home, com suas comunidades, avaliações e depoimentos, por exemplo;
  • Por um lado, essa forma “clean” não inundava a página inicial com atualizações e fotos (que eram permitidas, mas apenas 12 por perfil).

Orkut não tinha linha do tempo (Imagem: Reprodução/Web Archive)

Avaliações

O Orkut também tinha uma função que deixava os apaixonados ainda mais ansiosos: as avaliações. Isso porque cada usuário poderia ser avaliado em três categorias: legal, confiável ou sexy.

As alternativas eram representadas por ícones e a rede social atualizava o índice de cada perfil com base nas respostas recebidas. Também era possível virar “fã” de alguém. Essa contagem também era disponível aos visitantes.

Avaliações eram visíveis nos perfis (Imagem: Reprodução/Orkut)

Comunidades

Sem dúvida, as comunidades eram muito populares. Elas permitiam interações sobre um assunto específico, similar aos grupos do Facebook. No Brasil, destacam-se várias comunidades por seus nomes criativos. Confira alguns:

  • “Eu odeio segundas-feiras”;
  • “Eu xingo juiz de videogame”;
  • “Eu odeio acordar cedo”;
  • “Eu amo minha mãe”;
  • “Deus me disse: desce e arrasa!”;
  • “Te Incomodo?? Que peeena!!!”;
  • “Eu tenho medo do Plantão da Globo”;
  • “Tô com fome e já escovei os dentes”;
  • “Eu Amo Viajar”;
  • “Eu Amo Minha Família”.

Comunidades (Imagem: Reprodução/Orkut)

Alterar cor

Enquanto, hoje em dia, as redes sociais nos deixam escolher apenas entre os temas escuro e claro, o Orkut ia além: apesar de só ser acessível por meio de navegadores web (afinal, na época, ainda não existiam os smartphones), ele permitia que seus usuários mudassem sua cor, que, por padrão, era um azul em tom claro.

Cores, como amarelo, rosa e vermelho, eram aplicáveis em links e alguns detalhes das páginas. Contudo, isso foi introduzido por padrão no Orkut só em 2009. Até então, as cores eram modificadas por meio de extensões, que permitiam que a alteração era exibida apenas para quem modificou, além de ter muitos malwares.

Mudança de cor do perfil (Reprodução/YouTube/Carla Félix)

Sorte do Dia

Com o passar do tempo, outra funcionalidade adicionada foi a Sorte do Dia, que trazia frases motivacionais e de sorte para cada usuário.

Depoimentos

Os depoimentos também eram muito populares. Em suma, eram uma declaração de afeto aos amigos (havia os que enviavam críticas, acredite) que poderiam ser aprovadas ou rejeitadas.

Eles também eram usados como forma de conversa privada, justamente porque precisavam ser aprovados para serem publicados.

Scraps

Os scraps seriam as caixas de entrada privadas que vemos nas redes sociais de hoje em dia, com a diferença que eles eram públicos e não precisavam de aprovação para serem postados, funcionando mais como um mural de recados.

Scraps (Imagem: Reprodução/Web Archive)

Jogos do Orkut

Os jogos online são presença na internet há bastante tempo, mas o Orkut os agregou de forma perfeita. Alguns, inclusive, migraram para o Facebook e seguem sendo jogados até hoje, como Colheita Feliz, BuddyPoke e Café Mania, que, no Orkut, eram febre.

A Colheita Feliz se destaca porque o usuário precisa cuidar de uma fazenda, plantando e tratando animais. O BuddyPoke foi um dos primeiros a liberar um avatar personalizado para o usuário, que permitia interações com outros amigos que tivessem o game.

Por fim, o Café Mania fazia o usuário se tornar um administrador de uma cafeteria. Havia muitos outros jogos de variados estilos, como futebol. Hoje, com a nova geração focando em redes do estilo TikTok, esses jogos perderam apelo, já que os mais novos não usam tanto as plataformas nos quais estão disponíveis para jogar, como o Facebook.

Curiosidades do Orkut

  • O Orkut teve grande popularidade mesmo no Brasil, Índia e China, onde teve a maior base de usuários. EUA e Europa não aprovaram tanto a rede social;
  • Por aqui, quando chegou, entre 2004 e 2005, o Orkut surgiu como alternativa aos usuários que começavam a ter internet banda larga e poucas opções de interação;
  • A rede do Google ganhou versão em português em 2005 e ganhou escritório exclusivo em Belo Horizonte (MG) em 2008;
  • Quando foi encerrado, em 2014, tinha 66 milhões de contas, sendo mais da metade brasileiras (34 milhões). Em seus áureos tempos, chegou a ter mais de 300 milhões de usuários.