(Imagem: TY Lim/Shutterstock)
A Apple cobra uma taxa de 30% sobre compras dentro do aplicativo para bens e serviços digitais. Por conta dessa cobrança, empresas como o Spotify decidiram que não vale a pena permitir transações dentro de seus aplicativos. Resultados: experiência ruim para os usuários e menos vendas para o Spotify. Mas isso pode mudar. Na Europa, pelo menos.
A possibilidade de mudança vem graças ao Ato dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) da União Europeia (UE), de 2022, que mira práticas anticompetitivas de gigantes da tecnologia. A lei proíbe serviços como a App Store da Apple de cobrar taxas por apps promoverem seus próprios produtos e assinaturas ou exigirem o uso de um processador de pagamentos específico.
Leia mais:
A Europa é o maior mercado do Spotify, com 39% de seus assinantes premium, seguida por América do Norte, América Latina e resto do mundo. E a implementação do Digital Markets Act faz parte de um movimento global de regulamentação das grandes empresas de tecnologia.
Com a implementação da lei no horizonte, o Spotify prepara mudanças no seu aplicativo, com possibilidade de implementar funcionalidades completas de pagamento dentro do app, segundo o The Verge. A empresa planeja lançar partes da nova experiência do usuário na Europa em 7 de março, mas a extensão dessas mudanças depende da conformidade da Apple com a lei.
Gustav Gyllenhammar, vice-presidente de mercados e crescimento de assinantes da Spotify, acredita que as novas regras podem ser transformadoras para os negócios de audiolivros e podcasts da empresa. Isso porque, atualmente, é difícil para os usuários realizarem compras.
Anu Bradford, professora de direito da Universidade de Columbia, observa que há um crescente descontentamento global com as grandes empresas de tecnologia devido a preocupações com privacidade, moderação de conteúdo e poder de mercado. Isso tem levado à regulamentação mais rigorosa em várias partes do mundo, segundo a professora.
A Spotify tem sido uma opositora visível do domínio da Apple, assim como a Epic Games, que processou a Apple nos EUA por suas políticas da App Store (mas a Suprema Corte rejeitou o processo antitruste recentemente).
A Apple respondeu às pressões regulatórias de maneira relutante, sinalizando que não cumprirá facilmente nem silenciosamente o Ato dos Mercados Digitais. A regulamentação pode criar um espaço mais competitivo, beneficiando o Spotify. Mas deve trazer novos desafios.
Esta post foi modificado pela última vez em 24 de janeiro de 2024 11:54