A nova linha Galaxy S24 foi lançada na semana passada e a grande novidade foram os vários recursos alimentados por IA. Agora, tudo indica que apenas um grupo seleto de aparelhos da gigante sul-coreana receberá o Galaxy AI nos próximos meses, deixando de fora todos lançados antes de 2023.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber

  • A má notícia veio do chefe de experiência do cliente da Samsung, Patrick Chomet.
  • O executivo deu indícios em declaração ao Techradar que nenhum dos dispositivos de 2022 deverá se beneficiar das novidades.
  • Se for confirmado, a decisão deixará os recursos de inteligência artificial de fora de aparelhos como o Galaxy S22, S22 Plus e até S22 Ultra, todos com pouco mais de dois anos no mercado.

Queremos garantir que, ao longo do tempo, nossas experiências de IA possam ser suportadas pelo desempenho [móvel], o que precisa de capacidade de CPU e GPU (…)  Sabemos que o Galaxy AI funciona bem na série Galaxy S24 e sabemos que funcionará bem [na série Galaxy S23

Patrick Chomet, chefe de experiência do cliente da Samsung

“Queremos garantir a qualidade e o desempenho daquilo que implantamos”, acrescentou.

Atualização garantida para o Galaxy S23

O suporte aos dispositivos Galaxy S23 (incluindo o S23 FE), no entanto, estão garantidos. A previsão é que o Galaxy AI chegue aos aparelhos ainda no primeiro semestre, bem como nos dobráveis Z Fold 5, Z Flip 5 e no Tab S9.

publicidade

Curiosamente, o Samsung Galaxy S23 FE e o Samsung Galaxy S22 usam o mesmo chipset da própria empresa: o Exynos 2200. Ainda assim, segundo Patrick, os recursos de IA serão limitados “aos dispositivos de última geração”, pelo menos por enquanto.

O que é Galaxy AI?

O Galaxy AI é um conjunto de recursos alimentados por IA lançados com os aparelhos da linha S24. A IA generativa pode ser usada para edições avançadas em fotos, transcrever e traduzir gravações de voz, gerar um resumo a partir de notas, traduzir conversas de bate-papo e mais. Um dos recursos traduz até uma chamada telefônica em tempo real.