Não é o TikTok: conheça o aplicativo que cria novelas de 1 minuto

Plataforma chinesa oferece várias produções gratuitas - ou pagas - com episódios curtos
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi 31/01/2024 18h01, atualizada em 05/08/2025 14h33
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(Imagem: Monster Ztudio / Shutterstock)
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Se de um lado temos o TikTok encorajando a criação de vídeos mais longos, do outro temos um aplicativo completamente focado em conteúdos de curta duração: o ReelShort. Criado pela Crazy Maple Studio, subsidiária da chinesa COL Group, o aplicativo funciona como uma espécie de serviço de streaming, com produções divididas em vários episódios de cerca de um ou dois minutos.

Entenda:

  • O ReelShort, aplicativo chinês desenvolvido pela Crazy Maple Studio, oferece produções curtas com episódios de aproximadamente um ou dois minutos;
  • A plataforma vem fazendo sucesso em vários países, especialmente Estados Unidos;
  • Algumas produções estão disponíveis gratuitamente, mas é preciso assistir a anúncios ou pagar para desbloquear novos episódios;
  • Apesar do modelo similar aos serviços de streaming, a empresa afirmou não querer competir com empresas do segmento, como a Netflix;
  • O ReelShort está disponível para download em dispositivos Android e iOS.

Filmadas na vertical com um orçamento relativamente baixo – cerca de 300 mil dólares, conforme divulgado pela desenvolvedora ao The New York Times -, algumas produções estão disponíveis gratuitamente na plataforma. Outras devem ser adquiridas com moedas específicas do app, que, claro, são compradas com dinheiro real.

Leia mais:

Como funciona o ReelShort

Imagem: ReelShort.com / Reprodução

Para utilizar o ReelShort, é preciso criar uma conta no aplicativo utilizando seu login de plataformas como Facebook, TikTok ou Google, onde também é possível conferir as produções de graça. A partir de certo ponto, porém, é preciso assistir a anúncios ou pagar para liberar novos episódios.

Joey Jia, CEO da Crazy Maple Studio, revelou que, até dezembro do ano passado, a plataforma já havia registrado um faturamento de 22 milhões de dólares. Jia também destacou que, apesar do modelo proposto, o ReelShort não busca competir com plataformas como a Netflix: “Usamos um modelo de negócios muito diferente.”

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.