Se de um lado temos o TikTok encorajando a criação de vídeos mais longos, do outro temos um aplicativo completamente focado em conteúdos de curta duração: o ReelShort. Criado pela Crazy Maple Studio, subsidiária da chinesa COL Group, o aplicativo funciona como uma espécie de serviço de streaming, com produções divididas em vários episódios de cerca de um ou dois minutos.

Entenda:

publicidade
  • O ReelShort, aplicativo chinês desenvolvido pela Crazy Maple Studio, oferece produções curtas com episódios de aproximadamente um ou dois minutos;
  • A plataforma vem fazendo sucesso em vários países, especialmente Estados Unidos;
  • Algumas produções estão disponíveis gratuitamente, mas é preciso assistir a anúncios ou pagar para desbloquear novos episódios;
  • Apesar do modelo similar aos serviços de streaming, a empresa afirmou não querer competir com empresas do segmento, como a Netflix;
  • O ReelShort está disponível para download em dispositivos Android e iOS.

Filmadas na vertical com um orçamento relativamente baixo – cerca de 300 mil dólares, conforme divulgado pela desenvolvedora ao The New York Times -, algumas produções estão disponíveis gratuitamente na plataforma. Outras devem ser adquiridas com moedas específicas do app, que, claro, são compradas com dinheiro real.

Leia mais:

publicidade

Como funciona o ReelShort

Imagem: ReelShort.com / Reprodução

Para utilizar o ReelShort, é preciso criar uma conta no aplicativo utilizando seu login de plataformas como Facebook, TikTok ou Google, onde também é possível conferir as produções de graça. A partir de certo ponto, porém, é preciso assistir a anúncios ou pagar para liberar novos episódios.

Joey Jia, CEO da Crazy Maple Studio, revelou que, até dezembro do ano passado, a plataforma já havia registrado um faturamento de 22 milhões de dólares. Jia também destacou que, apesar do modelo proposto, o ReelShort não busca competir com plataformas como a Netflix: “Usamos um modelo de negócios muito diferente.”