Criadores de conteúdo do TikTok receberam um alerta da plataforma indicando que vídeos gravados no modo paisagem, com o celular na horizontal, vão receber mais visualizações do que aqueles filmados na vertical, formato tradicionalmente priorizado pelo aplicativo.

Entenda:

  • O TikTok enviou um comunicado a alguns criadores de conteúdo com estratégias para aumentar o número de visualizações na plataforma;
  • Para estarem elegíveis, os vídeos devem ser filmados na horizontal, com duração acima de um minuto, sempre alinhados às Diretrizes da Comunidade e sem vínculos com perfis governamentais, políticos ou anúncios;
  • A nova estratégia pode destacar o TikTok de concorrentes como o YouTube e serviços de streaming;
  • Apesar da promessa de aumento nas visualizações, os criadores temem que a mudança interfira na qualidade dos vídeos e no interesse dos usuários.

Enviado a apenas alguns criadores, o comunicado informa que estão elegíveis à estratégia apenas conteúdos originais com mais de um minuto de duração, não vinculados a contas governamentais, políticas ou anúncios e que estejam alinhados às Diretrizes da Comunidade.

Leia mais:

publicidade

A nova estratégia do TikTok

celular
(Imagem: SeventyFour / Shutterstock)

O TikTok surgiu como uma nova forma de produzir vídeos curtos. Em pouco tempo, porém, o aplicativo passou a liberar a criação de conteúdos mais longos para usuários selecionados. Agora, com o incentivo aos vídeos na horizontal, o TikTok investe em novas estratégias para se destacar de concorrentes como o YouTube e serviços de streaming.

Para boa parte dos usuários, a mudança pode ser negativa, impactando diretamente na qualidade dos vídeos. “Sinto que o TikTok está mudando muito”, disse Asante Madrigal, criador de conteúdo do app, em entrevista ao The Washington Post. “A cada dois meses, eles mudam suas ferramentas e o que significa ser um criador. É difícil acompanhar”.

Emmy Speens, que também produz vídeos para a plataforma, teme que os usuários percam o interesse pelo aplicativo: ”Todo o apelo do TikTok é a facilidade de deslizar. É a rapidez, a capacidade de navegar com apenas uma mão e a facilidade de uso que atraiu as pessoas para o TikTok em primeiro lugar”.