Um asteroide classificado como “potencialmente perigoso” pela NASA passará a 2,8 milhões de quilômetros da Terra nesta sexta-feira (2). Se trata da rocha espacial conhecida como 2008 OS7, que mede cerca de 271 metros de diâmetro.
Para efeito de comparação, isso é quase o tamanho do antigo Maracanã, que tinha cerca de 300 m de diâmetro no exterior.
Quando o asteroide passará pela Terra?
A rocha espacial passará pela Terra na manhã desta sexta-feira, 2 de fevereiro. Mais precisamente às 11h41 (horário de Brasília). Segundo a NASA, apesar da classificação de perigo, não há nenhum risco do asteroide entrar em rota de colisão com a Terra.
Vale destacar que a NASA classifica qualquer asteroide que se aproxima a pelo menos 7,5 milhões de quilômetros da órbita da Terra e com mais de 140 metros de diâmetro como “potencialmente perigoso” (o 2008 OS7 tem quase o dobro).
Por enquanto, 2.350 deles receberam essa classificação. O próximo, o 99942 Apophis, passará pela Terra em 14 de abril de 2029.
As informações são do Virtual Telescope.
Leia mais:
- Gravidade da Terra serve como escudo contra asteroides, diz estudo
- Quantos anos leva para um asteroide imenso atingir a Terra?
- Seria possível nos defendermos de asteroides pilha de entulho?
Asteroide do tamanho de 5 carros também passou pela Terra em 2024
Uma rocha espacial do tamanho de cinco carros também passou pela Terra no fim de janeiro deste ano. O asteroide chamado 2024 BJ possui cerca de 25 metros de diâmetro, pequeno para os padrões espaciais, e também não apresenta riscos ao planeta.
O 2024 BJ foi descoberto no dia 17 de janeiro de 2024 e anunciado no dia seguinte pela União Astronômica Internacional. Sua aproximação com a Terra e a Lua aconteceu no dia 27 de janeiro (um sábado).
A NASA classifica qualquer asteroide que se aproxima a pelo menos 7,5 milhões de quilômetros da órbita da Terra e com mais de 140 metros de diâmetro como “potencialmente perigoso”.