O segundo mês do ano chegou e com ele uma nova série de eventos astronômicos. Desta vez, temos uma missão privada da Intuitive Machines para a Lua e mais imagens da Lua Io. Aqui você pode conferir os eclipses do ano e aqui as fases da Lua de 2024.

Veja abaixo nosso calendário astronômico de fevereiro com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.

publicidade

Calendário Astronômico de fevereiro

2 de fevereiro: Lua Minguante chega às 20h19

3 de fevereiro: A missão Juno da NASA fará um segundo sobrevoo completo da lua vulcânica de Júpiter, Io. Sete anos depois de ter sido lançada, a missão Juno segue cumprindo objetivos no gigante gasoso.

publicidade
Uma nova imagem da lua de Júpiter, Io, capturada pela espaçonave Juno em 30 de dezembro.Crédito…NASA/SwRI/MSSS

9 de fevereiro: Lua Nova chega às 20h00

15 de fevereiro: A Intuitive Machines está se preparando para realizar sua primeira missão em direção à Lua, a IM-1. Inicialmente, a missão estava prevista para acontecer em meados de novembro de 2023, mas ela precisou ser adiada por conta do congestionamento no Complexo de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy.

publicidade

Leia mais:

Modulo de pouso Nova-C construído pela Intuitive Machines (Crédito: Intuitive Machine/ Sivulgação)
Modulo de pouso Nova-C construído pela Intuitive Machines (Crédito: Intuitive Machine/ Sivulgação)

15 de fevereiro: Nova tentativa de colocar o foguete H3 do Japão em órbita. O veículo deve ser o carro chefe do país na exploração espacial e não atingiu o objetivo na primeira tentativa em 2023.

publicidade
O primeiro foguete H3 do Japão na plataforma após um teste em 27 de dezembro de 2022. (Crédito da imagem: JAXA)

16 de fevereiro: Lua Crescente chega às 12h02.

24 de fevereiro: A Lua Cheia chega às 9h32

Sem data

Nova tentativa de lançamento da Starship. A SpaceX ainda não anunciou uma nova data para o lançamento da Starship, após a nave ter decolado com sucesso, mas explodido depois, na mais recente decolagem em novembro de 2023. Elon Musk, fundador da empresa, disse que a nave poderia estar pronta para voar no natal do ano passado, mas os prazos do bilionário não costumam ser muito assertivos.