(Imagem: Vitória Gomez via DALL-E/Olhar Digital)
Aplicativos para orientar pessoas cegas ou com deficiência visual a encontrar utilidades na rua, como pontos de ônibus, já existem, mas têm suas falhas. Por exemplo, se um app estiver desatualizado, pode enviar alguém para o local errado e dificultar ainda mais a localização.
Para resolver esse problema, cientistas do centro de pesquisa e tratamento Olhos e Ouvidos de Massachusetts, uma afiliada de Harvard, desenvolveu um app que usa IA e a câmera do smartphone para guiar a pessoa até o ponto de ônibus.
Leia mais:
O All_Aboard, como o app foi batizado, é utilizado em conjunto com outro aplicativo de navegação, como o Google Maps.
Entenda:
Veja uma demonstração:
Como informou o New Atlas, o app foi testado com 24 voluntários cegos usando o Google Maps para localizar 20 pontos de ônibus – 10 em Boston, um ambiente urbano, e 10 em Newton, Massachusetts, nos subúrbios.
O Maps sozinho chegou “perto o suficiente” dos pontos de ônibus em 52% dos casos, com uma distância média entre o usuário e o ponto real de 6,62 metros. Já quando os usuários usaram o Maps junto do All_Aboard, chegaram ao seu destino final com precisão em 93% dos casos, com uma distância média de 1,54 metros.
Ele já está disponível para sistemas iOS na App Store.
De acordo com Gang Luo, professor associado do centro de pesquisa de Massachusets, o app prova que computação e serviços de navegação podem ser complementares em ambientes no mundo real. Melhor ainda, pode ajudar pessoas cegas e com deficiência visual.
Nossas descobertas sugerem que o aplicativo All_Aboard pode ajudar os viajantes com deficiência visual na navegação, detectando com precisão o ponto de ônibus e, portanto, reduzindo significativamente a chance de perder ônibus por ficarem muito longe dos pontos.
Gang Luo
Esta post foi modificado pela última vez em 31 de janeiro de 2024 18:59