Quem está interessado em comprar um carro elétrico no Brasil deve ficar atento ao alcance por carga, ou seja, quantos quilômetros o veículo consegue percorrer antes de ter que parar para recarregar. O número até aparece na página das montadoras, mas nem sempre corresponde à realidade em todos os mercados.

Pensando nisso, o Inmetro adotou um padrão nacional de medição que fornece um número mais próximo ao uso nas ruas e rodovias brasileiras por meio de uma bateria de testes.

publicidade

Confira abaixo a lista com os elétricos com maior autonomia vendidos no Brasil.

Leia mais:

publicidade

Os carros elétricos com maior autonomia do Brasil

Entre os dez carros com mais autonomia, a lista é dominada por carros de luxo da BMW. Segundo os dados atualizados em outubro passado, o modelo capaz de percorrer a maior distância, segundo o Inmetro, é o X xDrive50. O i7 xDrive60 e iX M60, também da BMW, fecham o pódio.

PosiçãoMarcaModeloAutonomia
1BMWiX xDrive50528 km
2BMWi7 xDrive60479 km
3BMWiX M60431 km
4BMWi4 40422 km
5Mercedes-BenzEQS 450411 km
6ChevroletBolt390 km
7BMWiX3381 km
8FordMustantg Mach-E GT379 km
9ChevroletBolt EUV377 km
10Mercedes-BenzAMG EQS 53 M373 km
Fonte: Inmetro

Como o Inmetro estima a autonomia dos carros elétricos?

A avaliação de alcance por carga do Inmetro considera o pior cenário possível; por isso, costuma ser em média 30% abaixo dos números do ciclo WLTP (Worldwide Harmonized Light-Duty Vehicles Test Procedure), por exemplo. Um método global de testes para determinar o consumo de combustível (ou eletricidade) dos veículos.

publicidade

O programa é baseado na metodologia norte-americana da SAE (Society of Automotive Engineers) e segue diretrizes definidas em 2015 para avaliar o consumo energético de carros a combustão e elétricos.

A ideia é aproximar os valores de condições reais de uso, oferecendo ao consumidor um número mais conservador, informa o instituto.