As temperaturas devem voltar a subir bastante no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Segundo os meteorologistas, a metade oeste do estado gaúcho vai sentir o aumento nos termômetros provocado por uma bolha de calor extremo vinda da Argentina.

Leia mais

De acordo com a MetSul, a bolha de calor trará uma longa sequência de dias quentes no Centro e no Norte da Argentina. Esse aumento das temperaturas também poderá ser sentido no Uruguai e em parte do Brasil, especificamente no Rio Grande do Sul.

A previsão é que várias cidades da metade Oeste do Rio Grande do Sul registrem máximas de 36ºC a 39ºC pelo menos até a metade da próxima semana. A região da fronteira Oeste do estado deve ter marcas próximas dos 40ºC.

publicidade

Em Porto Alegre e no Litoral Norte do estado gaúcho os dias devem ficar mais quentes até quarta ou quinta-feira (8). Nos vales e no Centro do Rio Grande do Sul, as máximas devem ultrapassar os 35ºC nos próximos dias. As informações são do UOL.

calor
Temperaturas vão se aproximar dos 40ºC no Rio Grande do Sul (Imagem: Ed Connor/Shutterstock)

O que é uma bolha de calor?

  • Uma bolha de calor ocorre quando áreas de alta pressão comprimem o ar no solo.
  • As massas de ar quente se expandem verticalmente na atmosfera, criando uma cúpula de alta pressão que desvia os sistemas meteorológicos, como frentes frias, ao seu redor.
  • À medida que o sistema de alta pressão se instala em determinada região, o ar abaixo aquece a atmosfera e dissipa a cobertura de nuvens.
  • O alto ângulo do sol de verão combinado com o céu claro ou de poucas nuvens aquece ainda mais o solo.
  • Os principais efeitos do fenômeno serão sentidos na Argentina, onde as temperaturas devem facilmente ultrapassar a marca dos 40ºC, chegando a até 45ºC.
  • O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina chegou a emitir alertas vermelhos para províncias do Oeste do país e no Norte da Patagônia.
  • Enquanto isso, no Uruguai, as máximas previstas devem ficar entre 34ºC e 38ºC.
  • O Instituto Uruguaio de Meteorologia também emitiu um aviso de onda de calor para os próximos dias.