Com exportações em recorde, vendas de carros elétricos da BYD crescem 50% em janeiro

A montadora chinesa que fabrica carros elétricos vem em pleno crescimento a medida que o mercado global se abre para seus modelos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 03/02/2024 08h54, atualizada em 01/03/2024 11h15
byd
Imagem: Robert Way/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As vendas de carros elétricos da BYD, que já vinham em uma crescente no ano passado, seguiram com resultados positivos em janeiro. Segundo relata o site Electrek, a marca vendeu globalmente um total de 105.304 carros elétricos no mês passado, uma alta de 48% em relação aos 71.338 entregues no mesmo mês em 2023.

Leia mais:

O mercado dos veículos elétricos em alta também significou um aumento na produção desses modelos. Foram 114.365 EVs construídos em janeiro, um aumento de 64% em relação ao ano anterior.

Veículos totalmente elétricos da montadora chinesa já estão começando a ultrapassar os seus modelos híbridos. A venda dos híbridos até teve alta, porém com números mais tímidos. Foram 95.715 vendas em janeiro, uma alta de 21% se comparado a 2023, e uma produção de 90.749 unidades, um crescimento de apenas 9%.

Fortalecimento da exportação na BYD

  • A BYD se motivou devido a quase 1,6 milhões de unidades de carros elétricos vendidas em 2023, e planeja impulsionar sua atuação no exterior.
  • Só em janeiro, a montadora chegou a um número recorde de exportações, com 36.174 veículos elétricos.
  • Nos últimos três meses de 2023, a BYD alcançou a marca de 526.409 EVs vendidos, superando as 484.507 unidades vendidas da Tesla no mesmo período.
  • A Tesla não divulga números mensais, portanto não podemos comparar dados de janeiro desde ano até que os resultados do primeiro trimestre sejam divulgados.

No entanto, essa concorrência não parece ser o foco da BYD, ao menos é o que comunicou o gerente geral de branding e relações-públicas da empresa, Yunfei Li.

“Não é sobre nós superarmos eles ou eles devem nos superarem”, explicou Li. “Ao invés disso, a BYD e a Tesla precisam trabalhar juntas para que a parcela de veículos elétricos no mercado siga crescendo”, concluiu.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.