Imagem: Tricky_Shark / Shutterstock
A montadora chinesa Geely Holding Group, controladora de marcas como Volvo e Lotus, confirmou no último sábado (3) o segundo lançamento de satélites em órbita terrestre baixa. Os 11 lançados vão reforçar os sistemas de navegação para veículos autônomos da empresa, fornecendo dados mais precisos.
Leia mais:
Esses são apenas o começo de uma rede de 240 satélites que a empresa planeja instalar, a chamada ‘Geely Future Mobility Constellation’. Essa rede deve prover informações para que carros autônomos encontrem seu caminho, e também estabelecer uma rede de comunicação carro a carro.
Segundo a empresa, a rede ainda permitirá o posicionamento de GPS com precisão de centímetros, o que é fundamental para que os veículos autônomos do futuro andem pelas ruas com segurança.
Vale lembrar que as redes de satélites da China são dominadas pelos militares, mas o governo começou a permitir o investimento privado na indústria espacial do país em 2014. Desde então, empresas comerciais começaram a explorar o setor (a maioria focada na fabricação de satélites).
A Geely é um conglomerado privado pertencente ao bilionário Li Shufu. Ela detém, além da própria marca principal, outras marcas chinesas, como Farizon, Lynk e Zhi Dou, e duas grandes ocidentais: Volvo e Lotus. As empresas ocidentais também usarão os serviços dos satélites chineses.
Atualmente, a China tem mais de 400 satélites implantados no espaço, incluindo satélites de propriedade comercial, segundo a mídia estatal.
Esta post foi modificado pela última vez em 5 de fevereiro de 2024 14:23