A fabricante automotiva chinesa Geely, proprietária da Volvo, deverá unir forças com a francesa Renault na criação de uma joint venture para produzir modelos híbridos plug-ins na Coréia do Sul. Segundo informações trazidas pela agência de notícias Reuters, como resultados do acordo (em andamento desde o início de 2021), há operações em conjunto na China e até possibilidade da empresa chinesa atuar no mercado dos Estados Unidos.

Os novos carros estariam baseados na Arquitetura Modular Compacta (CMA) da Geely, que a marca chinesa compartilha com a Volvo. A joint venture significaria um retorno da Renault ao mercado automotivo chinês (o maior do mundo), com a nova marca usando as cadeias de suprimentos e instalações de manufatura da Geely na China.

A empresa francesa cuidará do aspecto do design dos veículos, bem como das vendas e marketing da nova marca. Para a Geely, o acordo também pode possibilitar uma base de produção na Coreia do Sul, além de acesso às instalações locais de manufatura da Renault, que fabrica carros há mais de 20 anos no país coreano por meio de uma unidade do Grupo Samsung.

Benefícios para as duas marcas

A Renault Samsung Motors, que a Renault controla com uma participação de 80%, tem enfrentado dificuldades na Coreia do Sul nos últimos anos. As vendas, incluindo as exportações, foram de 116 mil veículos no ano passado, caindo quase pela metade em relação a 2017. Até novembro deste ano, as vendas totalizaram 120 mil carros. A joint venture com a Geely pode significar um novo fortalecimento da marca no país.

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De acordo com as informações, a Geely poderia obter uma “entrada pelos fundos” no mercado dos Estados Unidos (segundo maior do planeta) se o negócio for aprovado. A chinesa se beneficiaria do acordo de livre comércio da Coreia do Sul com o país americano. A joint venture poderia exportar alguns de seus modelos, como o híbrido plug-in Lynk & Co, para os EUA.

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