Como a gente já analisou aqui no Olhar Digital, a era dos carros elétricos ainda não chegou no Brasil. Longe disso, aliás. Estamos engatinhando ainda quando o assuntos são os EVs, principalmente se fizermos uma comparação com outras partes do mundo.

Na Europa, por exemplo, a previsão é de um aumento de 40% nas vendas de elétricos neste ano. Diante dessa informações, montadoras de todo o mundo estão preparando lançamentos que se encaixem nesse perfil.

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É o caso da coreana Hyundai, que pretende liderar no segmento no Velho Continente. Para isso, vai adaptar um modelo que já existe – e vai jogar o preço lá para baixo.

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O Hyundai Casper é um mini-SUV vendido atualmente na Coreia do Sul, mas em uma versão com motor comum, movido a combustão.

Ele vai passar por umas reformulações antes de ir pro mercado europeu. A principal delas é a transformação em elétrico, com uma bateria menos potente – tudo para deixar o carro mais barato.

Competição acirrada

  • A previsão é que o Casper comece a ser produzido na metade deste ano e que seja vendido ainda em 2024.
  • Na Europa, ele vai concorrer, principalmente, com o Dacia Spring (chinês) e o ë-C3, da Citroën.
  • A principal vantagem deve ser o preço: os coreanos planejam lançar o modelo na faixa dos € 20.000, um pouco abaixo dos rivais.
  • Na França, com os subsídios para veículos elétricos, o valor deve cair para € 18.000.
  • Vale destacar que outras marcas também pretendem lançar carros elétricos para esse público, mas ainda não temos detalhes dos modelos.
  • A chinesa BYD, por exemplo, promete entrar forte nessa briga.
  • Tem ainda o Renault Twingo e o Fiat Panda, ou seja, uma verdadeira enxurrada de carros elétricos.
  • O planeta agradece.
Imagem: Divulgação/Hyundai

O que esperar em termos de desempenho do Casper?

O Casper deve ter uma autonomia pequena, mas no mesmo nível do principal concorrente, o Dacia Spring, que é hoje o mais vendido no continente.

Estamos falando, portanto, de algo entre 200 a 300 quilômetros sem precisar de recarga. A bateria será de fosfato de ferro-lítio. Não espere muita potência, mas funciona para um carro urbano leve e pequeno.

Em termos de tamanho, aliás, o Casper não deve passar de 3,80 metros de comprimento. Ou seja, é bastante compacto.

Vale destacar que isso não é um problema pro europeu. Vários carros lá são assim. A febre das caminhonetes e SUVs de grande porte é algo bem brasileiro.

As informações são do site Electrek.