A imprevisibilidade da natureza é um fenômeno que desperta uma gama de emoções, que vão desde a curiosidade até o temor e o fascínio.

Diante desse cenário, decidimos compilar uma lista de 10 produções, incluindo filmes e séries, que exploram desastres naturais, tais como terremotos, erupções vulcânicas, enchentes, furacões, tsunamis, avalanches e questões relacionadas ao aquecimento global.

Pandora (2016) – Filme

Pandora (2016) / Crédito: Netflix (divulgação)

Filme sul-coreano, “Pandora” tem como premissa um terremoto que desencadeia uma crise nuclear. O longa-metragem é escrito e dirigido por Park Jung-woo, e é estrelado por Kim Nam-gil. 

Na trama, um homem arrisca sua vida para salvar as pessoas que ama quando um terremoto atinge um vilarejo que contém uma usina nuclear.

publicidade

Leia mais:

A Inundação do Milênio (2022) – Série

Wielka woda (2022) / Crédito: Netflix (divulgação)

Essa minissérie polonesa de 6 episódios é baseada em fatos reais. A obra é inspirada na inundação do milênio de 1997, um evento que afetou a Polônia, bem como partes da República Tcheca e Alemanha. 

A série retrata os efeitos do desastre na cidade polonesa de Breslávia e conta com Agnieszka Żulewska, Tomasz Schuchardt e Ireneusz Czop no elenco.

Leia mais:

O Terremoto do Everest (2022) – Série

Everest and the Nepal Earthquake (2022) / Crédito: Netflix (divulgação)

Minissérie documental de 3 episódios traz imagens e entrevistas de sobreviventes  do terremoto que abalou o Nepal em 2015.

Sob a direção de Olly Lambert, o documentário apresenta imagens e narrativas autênticas e profundamente impactantes do desastre. A magnitude do evento foi colossal, vitimando a vida de mais de 9.000 pessoas e deixando cerca de 23.000 feridos, tudo isso após atingir uma intensidade de 7,8 na escala Richter.

Vulcão Whakaari (2022) – Filme

The Volcano: Rescue from Whakaari (2022) / Crédito: Netflix (divulgação)

Filme documentário que apresenta imagens detalhadas da erupção do vulcão Whakaari, ocorrida em 2019. 

O cineasta Rory Kennedy narra a investigação sobre o desastre que vitimou 22 pessoas. No momento da atividade vulcânica, várias pessoas estavam próximas à área do vulcão, incluindo cerca de 50 turistas de diferentes países.

Pompeia (2014) – Filme

Pompeii (2014) / Crédito: Summit Entertainment, Netflix (divulgação)

Com direção de Paul W. S. Anderson, famoso pela franquia cinematográfica que adapta os games “Resident Evil”, o filme narra a história de Milo, um escravo que se vê diante da missão de salvar a mulher que ama e seu melhor amigo gladiador da iminente erupção do Monte Vesúvio.

A trama do filme é inspirada em eventos reais, mais precisamente na destruição da cidade de Pompeia durante a erupção do Monte Vesúvio no ano 79.

72 Dangerous Places to Live (2016) – Série

72 Dangerous Places to Live (2016) / Crédito: Netflix (divulgação)

Série que explora a adaptação humana  em face dos perigos extremos ao redor do mundo. O programa acompanha a vida cotidiana de habitantes de lugares e comunidades que enfrentam desafios como terremotos e tsunamis no Japão, o calor implacável do deserto etíope e a ameaça catastrófica do aumento do nível do mar em Bangladesh. 

Dos Estados Unidos à Austrália, a série é uma jornada  através de 72 lugares perigosos, revelando histórias de resistência diante de fenômenos naturais devastadores.

Terra Tempestuosa (2022) – Série

Earthstorm (2022) / Crédito: Netflix (divulgação)

Terra Tempestuosa é uma série documental sobre desastres naturais. Aqui acompanhamos caçadores de tempestades, sobreviventes e profissionais de resgate que contam suas experiências com desastres naturais, como vulcões, tornados, furacões e terremotos.

A série conta com 4 episódios e cada um aborda um desastre natural.

Contra o Gelo (2022) – Filme

Against the Ice (2022) / Crédito: Netflix (divulgação)

Um filme dinamarquês de sobrevivência, inspirado em eventos reais que ocorreram entre 1909 e 1912.

A trama acompanha uma expedição à Groenlândia, dois homens arriscam tudo em busca de um mapa perdido. Descobrindo a verdade sobre a ilha, sua jornada de volta ao navio torna-se uma batalha contra fome, fadiga e um iminente confronto com um urso polar. 

Rompendo Barreiras: Nosso Planeta (2021) – Filme

Breaking Boundaries: The Science of Our Planet (2021) / Crédito: Netflix (divulgação)

Documentário impactante que reúne o icônico apresentador David Attenborough e o cientista Johan Rockström para analisar o colapso iminente da biodiversidade na Terra. 

A narrativa mergulha na urgência da situação e destaca a possibilidade de reversão, proporcionando uma mensagem inspiradora de esperança e ação.

Missão Resgate (2021) – Filme:

The Ice Road (2021) / Crédito: Netflix (divulgação)

Filme de ação e suspense que narra o resgate de mineiros em um cenário perigoso coberto de neve.

Um motorista de caminhão (Liam Neeson) se envolve em uma missão perigosa após o desmoronamento de uma remota mina de diamantes no norte do Canadá. Com mineradores soterrados sob os destroços, ele embarca em uma jornada arriscada para atravessar o gelo e resgatá-los antes que seja tarde demais.