Curte histórias de piratas? As narrativas que descrevem as ousadas aventuras em busca de tesouros escondidos e batalhas em alto mar desses corsários têm fascinado o público ao longo do tempo. E no cinema, também existem obras que trazem as divertidas jornadas de piratas em busca de tesouros escondidos e muito mais. 

Leia também

Inspirado nisso, elaboramos uma lista dos oito melhores filmes de piratas para você. Confira agora!

Piratas Pirados (2012)

The Pirates! In an Adventure with Scientists! (2012) / Credito: Sony Pictures Releasing (divulgação)
  • Disponível para alugar e comprar no Apple TV e Google Play Movies.

Esta animação em stop motion é produzida pelo estúdio britânico Aardman Animations, conhecido por obras como “A Fuga das Galinhas” e “Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais”. 

publicidade

Com uma abordagem cômica e familiar ao tema dos piratas, a trama segue um grupo de piratas desajeitados liderados pelo Capitão Pirata. O principal objetivo do bando é ganhar o prêmio de Pirata do Ano.

A Ilha da Garganta Cortada (Cutthroat Island, 1995)

Cutthroat Island (1995) / Crédito: Metro-Goldwyn-Mayer (divulgação)
  • Não disponível pelos streamings.

Esse filme, sem dúvida, se destaca como uma das produções mais curiosas envolvendo piratas, e por um motivo peculiar. O elevado custo de produção e o retorno extremamente baixo nas bilheteiras o colocaram entre os maiores fracassos da história de Hollywood

Além disso, o longa é apontado como o responsável pela interrupção na produção de novos filmes de piratas, pelo menos até a chegada de “Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra” em 2003.

Contudo, esta aventura estrelada por Geena Davis e Matthew Modine traz empolgantes cenas de ação. O filme segue uma pirata (Davis) que herda um navio e a tripulação de seu pai, partindo em busca de um tesouro. No entanto, o mapa está em latim, levando-a a comprar um prisioneiro (Modine) para ajudá-la na tradução.

Franquia Piratas do Caribe (2003-2017)

Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides (2011) / Crédito: Walt Disney Studios Motion Pictures(divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Já que mencionamos o primeiro filme desta bem-sucedida franquia da Disney, este é o momento de listá-la, já que não há como ela ficar de fora. 

Inspirada em uma das atrações dos parques temáticos da Disney, a série estrelada por Johnny Depp como o icônico capitão Jack Sparrow revitalizou o gênero de filmes de piratas. A franquia conta com 5 filmes até o momento.

O Capitão Blood (1935)

Captain Blood (1935) / Credito: Warner Bros. Pictures, Inc. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Looke.

Este filme de piratas é um clássico do cinema estrelado por Errol Flynn, um dos atores mais famosos da era de ouro de Hollywood. 

Dirigido por Michael Curtiz (mais conhecido por comandar “Casablanca”), esta aventura segue um médico injustamente condenado que escapa de seu cativeiro para se tornar um pirata das Índias Ocidentais.

A Vingança dos Piratas (Anne of the Indies, 1951)

Anne of the Indies (1951) / Credito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Dirigido pelo cultuado cineasta Jacques Tourneur, “A Vingança dos Piratas” é um filme de aventura em Technicolor. A atriz Jean Peters estrela no papel principal como Anne Providence, uma capitã de um navio pirata. 

O filme também conta com Louis Jourdan, Debra Paget, Thomas Gomez e Herbert Marshall no elenco. 

Na trama, a capitã Anne Providence poupa a vida de um francês (Jourdan) capturado pelos britânicos e o recruta para sua tripulação pirata. No entanto, ela acaba se apaixonando por ele. No entanto, problemas surgem quando seu mentor, o capitão Barba Negra (Gomez), revela a verdadeira identidade do homem.

Ilha do Tesouro (Treasure Island, 1950)

Treasure Island (1950) / Credito: RKO Radio Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Este filme é uma das adaptações para o cinema do famoso romance de Robert Louis Stevenson, “Ilha do Tesouro”, um clássico da literatura infanto-juvenil sobre piratas e tesouros enterrados. 

Dirigido por Byron Haskin, o filme é estrelado por Bobby Driscoll como o garoto Jim Hawkins e Robert Newton como Long John Silver, um dos piratas mais memoráveis da ficção. A trama segue a clássica história da busca pelo tesouro do famoso pirata Capitão Flint.

O Gavião do Mar (Sea Hawk, 1940)

The Sea Hawk (1940) / Credito: Warner Bros. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Looke.

Mais um filme de piratas dirigido por Michael Curtiz e estrelado por Errol Flynn, “O Gavião do Mar” é considerado um dos melhores filmes do gênero Swashbuckler (capa e espada) de todos os tempos. 

Flynn interpreta Geoffrey Thorpe, um capitão corsário inglês que luta contra os inimigos de seu país em alto mar.

O Fantasma do Barba Negra (1968)

Blackbeard’s Ghost (1968) / Crédito: Walt Disney Studios Motion Pictures(divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Produzido pela Walt Disney Productions, “O Fantasma do Barba Negra” é um filme de aventura e comédia para toda a família. O filme é dirigido por Robert Stevenson, o mesmo diretor de “Mary Poppins”, e é uma adaptação do romance homônimo de Ben Stahl. 

O filme segue o pirata Barba Negra (Peter Ustinov), que foi amaldiçoado a vagar como um fantasma até realizar uma boa ação. Sua oportunidade surge quando ele decide ajudar uma equipe de atletismo desacreditada de uma faculdade.