Spotify supera 600 milhões de usuários ativos e diminui prejuízo

A previsão do Spotify é reverter os prejuízos já no primeiro trimestre de 2024, aumentando ainda mais a base de usuários da empresa
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 06/02/2024 12h45
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(Imagem: Chubo - my masterpiece/Shutterstock)
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O Spotify divulgou nesta terça-feira (6) o balanço financeiro do último trimestre de 2023. Os números mostram que os usuários ativos mensais da plataforma de streaming ultrapassaram a marca de 600 milhões. A quantidade de assinantes premium também aumentou, o que ajudou a empresa a reduzir os prejuízos do ano passado.

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No total, o Spotify finalizou 2023 com 602 milhões de usuários ativos mensais, alta de 5% em relação aos 574 milhões do terceiro trimestre do ano. Já em comparação com o mesmo período de 2022, quando a empresa somava 489 milhões de usuários ativos, o crescimento foi de 23%.

Desse total de usuários, 236 milhões são assinantes premium e 379 milhões têm acesso à plataforma com anúncios. Os resultados representam, respectivamente, um aumento de 15% e 28% em relação ao mesmo período de 2022.

Para este ano, a expectativa é que o total de usuários mensais ativos chegue a 618 milhões, sendo 239 milhões de assinantes premium. As informações são da The Verge.

Spotify divulgou o balanço financeiro do último trimestre de 2023 (Imagem: Ink Drop/Shutterstock)

Spotify: ainda no prejuízo, mas esperando lucro para 2024

  • Apesar do aumento no número de usuários, a plataforma ainda registrou prejuízos no último trimestre de 2023.
  • De acordo com o balanço, no entanto, a perda de € 75 milhões (cerca de R$ 400 milhões) no período foi menor do que a registrada em 2022, quando a plataforma de streaming teve um prejuízo de € 231 milhões (quase R$ 1,2 bilhão).
  • A receita anual do Spotify aumentou 16%, com uma arrecadação total de € 3,6 bilhões (ou R$ 19 bilhões).
  • A renda vinda de assinantes da plataforma teve alta de 17% e somou € 3,1 bilhões (pouco mais de R$ 16,5 bilhões).
  • Já a receita com publicidade cresceu 12% no quarto trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, totalizando € 501 milhões (R$ 2,6 bilhões).
  • As projeções para 2024 são positivas.
  • A empresa esperar reverter o prejuízo e registrar um lucro líquido de € 180 milhões (R$ 960 milhões) e € 3,6 bilhões em receita.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.