A cidade do Rio de Janeiro confirmou, nesta quarta-feira (7), a primeira morte por dengue no município este ano. O paciente, um homem de 45 anos, era morador do Complexo da Maré, Zona Norte, e estava internado na região. 

Para quem tem pressa: 

  • A cidade Rio de Janeiro (município do estado RJ) divulgou seu primeiro caso de morte por dengue deste ano; 
  • A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Daniel Soranz; 
  • Conforme divulgou o G1, o paciente estava em estado grave de desidratação; 
  • Outros quatro casos de morte estão sendo investigados — eram seis, mas dois foram descartados. 

Leia mais! 

A notícia chega poucos dias após a cidade decretar estado de emergência em saúde pública devido ao aumento nos casos de dengue. Só em janeiro, foram mais de 11 mil, com destaque para um recorde de internações (mais de 300) — o maior número desde 1974. 

publicidade

Na sexta-feira (2), Soranz afirmou que o Rio já vivia uma epidemia da doença, por isso, a cidade estaria adotando um plano de contingência para assistência da população e combate ao Aedes aegypti. O plano inclui 10 polos de atendimento, leitos exclusivos a pacientes com dengue, uso de carros-fumacê nas regiões com maior incidência de casos e testes rápidos para detecção do quadro. 

O governo do estado também distribuiu um guia para orientar a população nas inspeções por criadouros do Aedes aegypti. Confira o informativo aqui

Estamos trabalhando em um esforço nacional, em locais de emergência como o Rio, para prevenir a dengue. Mas, é fundamental a cooperação da população, porque 70% dos focos (de dengue) estão dentro das casas. 

Nísia Trindade, ministra da Saúde, durante inauguração do polo de atendimento de Curicica. 

A ministra acrescentou que o governo deve apresentar o cronograma para a vacinação da doença em todo o país na próxima segunda-feira. A imunização contra a dengue, no entanto, irá priorizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, por serem a faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações. Saiba mais aqui