Após demitir 530 funcionários no início desta semana, a Snap, dona do Snapchat, perdeu as estimativas de Wall Street de receita trimestral, gerando uma queda de mais de 30% em suas ações, conforme relatou a Reuters. Segundo analistas, a empresa continua lutando para competir com rivais no que diz respeito a receita de publicidade digital, mas investidores questionam o poder da plataforma de se defender em um mercado tão acirrado.
Para quem tem pressa:
- A Snap perdeu estimativas de receita e suas ações despencaram 33% na terça-feira (6) — isso após encerrar o quarto trimestre (em 31 de dezembro) já com resultados abaixo do esperado, segundo dados do LSEG;
- Enquanto o negócio de anúncios da Meta e Google, por exemplo, cresceram, a Snap não conseguiu demonstrar que pode capitalizar um mercado publicitário saudável e resiliente ante a incerteza econômica, disse Thomas Monteiro, analista sênior do Investing.com;
- Para Evan Spiegel, CEO do Snap, ainda há esperanças: “há uma enorme oportunidade para continuarmos a expandir nossos negócios”, disse à LightShed Partners;
- A receita anual da empresa em 2023 foi de US$ 4,6 bilhões, inalterada em relação ao ano anterior.
Leia mais!
- Demissões em empresas tech voltam a subir em 2024; veja panorama
- Por que empresas de tecnologia seguem demitindo se economia dos EUA melhorou?
- Quanto o Google gastou com demissões em 2023?
Obviamente, gostaríamos de avançar mais rápido, mas estamos trabalhando o máximo que podemos.
Evan Spiegel, CEO da Snap, em resposta aos analistas da LightShed Partners.
Em carta aos acionistas, a Snap disse ainda que mudará seu foco este ano para aumentar a base de usuários do Snapchat e investir em mercados onde a empresa de tecnologia ganha mais dinheiro, incluindo América do Norte e Europa.
Demissões Snap
Continuando uma tendência que se arrasta desde 2022, a Snap, bem como diversas empresas da área tech, anunciou a demissão de 530 funcionários na segunda-feira (5) — aproximadamente 10% de sua força de trabalho global.
Segundo a companhia, os cortes visam aprimorar a execução de suas prioridades estratégicas, incluindo garantir investimentos para crescimento no futuro. A empresa não detalhou quais setores foram afetados.
Apesar dos desafios, parte deles também pelas regulamentações de privacidade mais rígidas, a Snap reportou um aumento na receita no terceiro trimestre de 2023 e superou as previsões de analistas quanto ao crescimento de usuários ativos — atualmente, o Snapchat possui 414 milhões usuários.
A empresa espera um crescimento para 420 milhões de usuários e prevê receitas de até US$ 1,14 bilhão no primeiro trimestre deste ano. Os analistas esperam algo em torno de US$ 1,1 bilhão.