A Apple é uma das gigantes que ainda não apostou suas fichas no segmento de dispositivos dobráveis, mas isso pode mudar. Uma reportagem do The Information revela que a empresa está testando iPhones dobráveis desde 2018, e possui pelo menos dois protótipos promissores em testes até hoje.

Leia mais:

iPhone ‘Flip’ e iPad dobrável

  • O modelo apelidado de iPhone Flip, segundo rumores, dobra em forma de concha — assim como o Galaxy Z Flip, da Samsung.
  • Descrito como um projeto em fase de desenvolvimento inicial, o aparelho não deve chegar ao mercado tão cedo.
  • A big tech já teria estudado pedidos de componentes com fabricantes na Ásia para um iPhone dobrável de dois tamanhos.
  • A Apple também está desenvolvendo um iPad dobrável.
  • Esse dispositivo teria uma tela de aproximadamente oito polegadas e requisitos de durabilidade menos rigorosos que o irmão menor.
  • Ainda assim, a página alerta que o projeto pode ser cancelado se o produto final não atender aos padrões de design da Apple.
Imagem conceito do primeiro iPhone dobrável. Imagem: Reprodução/Technizo Concept/LetsGoDigital

A equipe de design industrial da Apple deseja criar um dispositivo com a metade da espessura dos iPhones atuais, de modo que, quando dobrado, não fosse muito grosso no bolso do usuário. Eles também exploraram a adição de telas externas, que podem ser vistas mesmo com o dispositivo fechado. No entanto, um dos desafios de engenharia para atingir as metas é encontrar espaço para componentes como a bateria, destaca o Information.

A Apple teria até suspendido o projeto do iPhone dobrável por volta de 2020 e, em vez disso, concentrou-se no iPad mini dobrável. Esse dispositivo com tela de 8″ dobra para dentro e também teria liberdade para ser mais grosso que o iPhone.

publicidade

Os últimos rumores dizem que a Apple está trabalhando em maneiras de reduzir o vinco no meio da tela, aquela marca que aparece no centro do display. A empresa deseja que o dispositivo fique totalmente plano, permitindo aos usuários interagir com a tela e desenhar livremente usando acessórios como o Apple Pencil.

Por enquanto, não está claro se a Apple conseguiu ou não resolver esses problemas. É esperado que os aparelhos venham apenas após a linha iPhone 17. Um cronograma antigo sugeria a chegada do primeiro dobrável da Apple para 2025, mas isso provavelmente não irá acontecer.