O Disney + perdeu 1,3 milhão de assinantes no último trimestre de 2023 (outubro a dezembro) após um aumento de preço nos EUA e Canadá, conforme relatou a Variety. O número foi de 112,6 milhões para 111,3 milhões no final do ano, impactando, inclusive, o recorde que o serviço havia conquistado no trimestre anterior (agosto a outubro) — o número total de assinantes, incluindo outros mercados, caiu de 150,2 milhões para 149,6 milhões. 

O que você precisa saber: 

  • A redução de assinantes foi observada no Disney+ Core, que inclui tanto clientes dos EUA e Canadá, bem como usuários internacionais; 
  • Em outubro de 2023, a empresa implementou um reajuste para os planos sem anúncios (relembre aqui);
  • Apesar da perda, a plataforma conseguiu reduzir o impacto em seu negócio de streaming em US$ 300 milhões durante o período de outubro a dezembro, conforme mostrou seus resultados financeiros, apresentados na quarta-feira (7); 
  • O plano para o próximo trimestre, de janeiro a março, é adicionar de 5,5 milhões a 6 milhões de assinantes; 
  • Coletivamente, a Disney totalizou 149,6 milhões de assinantes no Disney+ Core e Disney+ Hotstar (plataforma dedicada a Índia) no final de 2023, caindo em relação ao total de 150,2 milhões do terceiro trimestre do ano passado. 

Leia mais! 

Em contrapartida, o Hulu, que agora opera sob domínio total da Disney, viu um aumento de assinantes no serviço: de 43,9 milhões para 45,1 milhões, isso somente no streaming. A plataforma ainda opera em forma de teste. Uma versão integrada do Hulu e Disney+ deve ser lançada em março de 2024. 

publicidade

Estamos no caminho certo para atingir ou ultrapassar nossa meta de economia anualizada de US$ 7,5 bilhões até o final do ano fiscal de 2024. 

Bob Iger, CEO da Disney. 

Disney e o fim do compartilhamento de senhas 

A queda em assinantes também chega após a Disney anunciar o fim do compartilhamento de senhas nos EUA, seguindo a mesma estratégia utilizada (e muito criticada) na Netflix. A medida foi implantada no Canadá no fim do ano passado. 

A decisão do fim de compartilhamento de senhas foi comunicada por e-mail aos assinantes do Hulu e passa a valer no dia 14 de março. Veja mais detalhes aqui