“É de inserir ou aproximar?” Essa é a pergunta mais comum ao comprar com um cartão de crédito ou débito ultimamente. Os pagamentos por aproximação se tornaram populares desde a pandemia, quando as pessoas estavam mais atentas ao que estavam tocando.

Na maioria dos países, a aproximação agora é o método de pagamento escolhido, seja com cartões, celulares ou smartwatches, ultrapassando os pagamentos de cartão com senha. Mas será que eles são realmente seguros?

Leia também:

Pagamento por aproximação é seguro?

Pagamento por aproximação com celular via Naipo.de/Unsplash
Pagamento por aproximação com celular via Naipo.de/Unsplash

Uma das razões para o aumento da popularidade dos pagamentos por aproximação é que eles são fáceis e simples de usar. Ao eliminar a necessidade de senha, por exemplo, os cartões oferecem uma maneira rápida e conveniente de pagar.

publicidade

Pode parecer que o método oferece aos criminosos mais oportunidades de cometer fraudes. No entanto, como a tecnologia sem contato atualmente limita o valor das compras, o potencial de fraude envolvendo esses cartões é reduzido.

Um dos maiores medos dos usuários é que criminosos processam pagamentos ficando perto de alguém em um local público lotado e lendo o cartão através de suas roupas ou bolsas. Entretanto, há poucas evidências de que esse tipo de fraude seja comum.

O pagamento por aproximação tem riscos, mas todas as formas de pagamento também têm, especialmente o dinheiro. Cartões e celulares podem ser bloqueados se forem roubados, no entanto, se dinheiro for roubado, geralmente é impossível rastreá-lo.

Pagamento por aproximação via Clay Banks/Unsplash
Pagamento por aproximação via Clay Banks/Unsplash

É claro, o pagamento por cartões de aproximação não é tão seguro quanto o pagamento com senha porque não há verificação do titular. Dito isso, os pagamentos sem contato têm proteções importantes para reduzir a probabilidade de uso não autorizado.

Por exemplo, como os bancos monitoram as transações com cartão, inclusive as de aproximação, se detectarem uma atividade incomum, eles solicitarão a verificação com senha. Isso significa que a diferença entre os pagamentos sem contato e os pagamentos com senha é menor do que pode parecer à primeira vista.

Por esse motivo, o método provou ser uma alternativa tão segura quanto qualquer outro pagamento com cartão. E você sempre pode pedir um recibo para ter certeza de que foi cobrado do valor correto. De qualquer forma, caso o pagamento por aproximação realmente não for para você, é possível solicitar que ele seja desativado no seu cartão ou carteira digital.