5 configurações de privacidade do Tik Tok para mudar agora mesmo!

Mecanismos do perfil podem aumentar a segurança de dados dos usuários e diminuir a captação de informações pessoais pelos algoritmos; entenda
Por Wagner Edwards, editado por Bruno Ignacio de Lima 12/02/2024 23h20, atualizada em 08/03/2024 10h54
Pessoa segurando celular enquanto o aplicativo do TikTok abre
O TikTok se transformou na plataforma mais acessada dos últimos tempos durante a pandemia de Covid. (Imagem: Pexels)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O TikTok é a rede social que apresenta uma rolagem infinita de vídeos sobre inúmeros conteúdos. Embora muitos usuários não postem qualquer vídeo na plataforma, o aplicativo ainda detém uma captação de informação dos perfis cadastrados, o que significa que a rede social usa os seus dados para ofertar conteúdo e anúncios. A seguir, confira cinco configurações que podem tornar o seu perfil mais privado da empresa e de outras pessoas para preservar seus dados.

Leia mais:

Não compartilhe seus contatos

contas falsas
(Imagem: JRdes/Shutterstock)

É estranho dizer, mas o TikTok solicita que seus usuários compartilhem com a plataforma os contatos de sua lista telefônica. Estima-se que estes dados, quando cedidos pelo usuário, sirvam para encontrar, dentro da rede social, os seus contatos e exibi-los para você segui-los. De qualquer forma, esta permissão oferece informações preciosas sobre você e esses contatos, o que permite ao TikTok fazer uma investigação sobre seu círculo social.

Por isso, quando o app sugerir que você ceda as informações sobre seus contatos, clique em “Não permitir”. O mesmo vale para quando for solicitado que você vincule sua conta ao Facebook, pois todos os seus amigos na plataforma serão filtrados pelos mecanismos de pesquisa.

Limite a personalização de anúncios

Os algoritmos do TikTok também estudam seu comportamento na plataforma para ceder anúncios personalizados para você. Uma forma de diminuir a captação destes dados é alterando as configurações do seu perfil: entre na sua conta, acesse as definições de privacidade, clique em “anúncios”, desative o botão rolante que diz “uso de atividades”; depois, selecione “Como os anúncios são personalizados”, clique em cada uma das categorias disponíveis e as desative, uma por uma, manualmente.

Desligue suas atividades

Quando uma pessoa entra no seu perfil, consegue verificar o seu status de atividade –– algo que pode ferir a sua privacidade, principalmente se não for um criador de conteúdo. Para resolver isto, basta entrar nas configurações, acessar a seção “Privacidade” e desativar o status de atividade.

Prive a sua conta

Imagem mostrando um perfil do TikTok
Imagem: Pexels

No caso de usuários que não criam conteúdos, ou que postam vídeos no modo privado, saiba que é possível privar o seu perfil. Isso permite que pessoas não autorizadas jamais possam seguir seu perfil, verificar sua atividade, assistir seus vídeos ou analisar suas curtidas. Primeiro, vá às configurações, clique em “Privacidade” e selecione o botão rolante do tópico “Conta privada”; depois, arraste a página para baixo e desative a “visualização de perfil” e “visualização de publicação”.

Limite as pessoas que podem encontrá-lo

Ainda na página de privacidade, procure o termo “Sugerir a sua conta a outras pessoas”, selecione-o e desmarque todas as opções que aparecerem. Desta forma, seu perfil não será exibido para seus contatos telefônicos, amigos do Facebook ou para as pessoas que você envia links.

Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.