Pesquisadores descobriram que uma espécie de samambaia, localizada no Panamá, é capaz de “ressuscitar” as próprias folhas mortas, transformando-as em raízes. Dessa forma, a planta pode continuar se alimentando da terra.

A equipe por trás da pesquisa explicou que quando uma das folhas de uma planta morre, ela tende a ficar seca, perder a coloração e murchar até cair. No entanto, essa não é a regra quando estamos falando da Cyathea rojasiana. Por sua capacidade diferenciada, ela recebeu o apelido de “samambaia zumbi”.

O estudo descrevendo como funciona esse processo foi publicado na revista Ecology. As informações são do UOL.

Como funciona o “mecanismo zumbi”?

• De acordo com os pesquisadores, o fenômeno só acontece quando a folha morta se inclina em direção ao solo.
  • Ao entrar em contato com a terra, a samambaia automaticamente reanima a folha.
  • Depois, brotam raízes dela.
  • Estas raízes começam a extrair nitrogênio do solo e continuam alimentando a samambaia.
  • Apesar de terem ressuscitado, as folhas continuam com a aparência de mortas, similar à matéria vegetal decomposta.
  • Essa é a primeira vez que cientistas encontram uma planta capaz de reconfigurar uma parte morta para criar um sistema de raízes novo.
  • Eles acreditam que esse mecanismo é uma adaptação para a sobrevivência.
  • Isso porque o Panamá foi criado a partir de atividade vulcânica, o que faz com que o solo tenha camadas de cinzas, o que dificulta a distribuição de nutrientes à vegetação.
  • Dessa forma, o mecanismo “zumbi” é essencial para a sobrevivência da espécie em meio ao solo pobre em alimento.