As enormes cidades chinesas apresentam um verdadeiro desafio para as autoridades do país quando o assunto é mobilidade urbana. Por isso, a China precisa inovar e encontrar soluções para melhorar o transporte de passageiros nestes locais. Este é o caso do Autonomous Rail Rapid Transit (ART), o primeiro trem sem trilhos do mundo.

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A tecnologia foi desenvolvida pela CRRC Corporation e usa um sistema de detecção magnética do solo que possibilita que as composições se guiem sozinhas.

O veículo opera com pneus de borracha com trajetórias pré-definidas remotamente. Ou seja, não precisa de condutor. Isso permite que ele circule por vias comuns, ao lado de carros. Além disso, um sistema autônomo de detecção de pedestres e obstáculos na via evita que haja qualquer tipo de acidente.

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Com uma uma velocidade de até 70 quilômetros por hora, o ART é defendido por especialistas como uma alternativa para desafogar cidades e revitalizar subúrbios.

O trem, por enquanto, funciona a combustão, mas poderá ser eletrificado pelo solo também. O objetivo é que ele ajude a China a atingir as metas de desenvolvimento sustentável, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

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Países como Zimbabwe, Austrália e Catar também pretendem investir na tecnologia no futuro. As informações são do Jornal da USP.

Autonomous Rail Rapid Transit, o primeiro trem sem trilhos do mundo (Imagem: reprodução/CRRC Corporation)

Trem de levitação magnética é aposta na Europa

  • Outro projeto, na Europa, aposta na levitação magnética para acelerar os transportes.
  • O Hyperloop é um moderno trem que se utiliza de levitação magnética, ou seja, paira no ar com o uso de imãs e trafega dentro de um tubo à vácuo para evitar a resistência do ar.
  • Ele conta com dois motores, um para levitá-lo e outro para propulsão, para fazer ir para frente, e atingir velocidade de até mil quilômetros por hora.
  • Esse tipo de tecnologia também já está sendo utilizada alguns em construção na China e em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.