A primeira versão oficial do Android 15 foi liberada nesta sexta-feira (16) pelo Google. A prévia voltada para desenvolvedores inclui melhorias de comunicação entre hardware e software e muita mais. Confira as principais mudanças abaixo:

O que muda no Android 15

  • O codinome interno do Google para Android 15 é “Vanilla Ice Cream“.
  • Algumas atualizações estão relacionadas ao Dynamic Performance Framework do Android, ferramenta que gerencia como aplicativos que consomem muita energia interagem com o seu smartphone.
  • As mudanças vão auxiliar o dispositivo a responder melhor quando for necessário usar mais GPU (processamento gráfico) ou CPU do aparelho. Tarefas em segundo plano também vão operar com mais eficiência energética.
  • Em privacidade, há proteções mais fortes contra malware capaz de infectar arquivos de aplicativos.
  • O suporte para gravação parcial de tela também está disponível, permitindo gravar apenas o conteúdo de um aplicativo em vez de toda a tela do telefone.
  • O Android 15 também promete melhorar a experiência da câmera em aplicativos de terceiros.
  • Os desenvolvedores poderão acessar, por exemplo, controles para ajustar a intensidade do flash. Aplicativos como Snapchat e Instagram também poderão aproveitar recursos de câmera mais avançados em dispositivos compatíveis.

Leia mais:

publicidade

Outros recursos que provavelmente serão lançados com o Android 15 foram identificados no código-fonte do sistema. Um deles é o possível retorno dos widgets na tela de bloqueio, que o Android abandonou em 2014 antes do lançamento do Android 5 “Lollipop“.

Quando o Android 15 será lançado pelo Google?

A primeira prévia do Android 15 está disponível a partir de hoje. Os primeiros betas públicos serão liberados pelo Google entre março a abril para os aparelhos da linha Pixel 6, 7 e 8, bem como o Pixel Fold e Pixel Tablet.

publicidade

É esperado que o sistema esteja pronto depois de junho, segundo o cronograma oficial. A versão primeira versão estável será provavelmente lançada apenas no segundo semestre de 2024, entre agosto e outubro, segundo o Android Police.

publicidade
Imagem: Divulgação/Google

Vale destacar que a gigante de buscas também firmou laços mais estreitos com a Samsung. O plano da dupla é fortalecer a integração entre software e hardware no ecossistema Android para acirrar a concorrência com uma especialista no assunto: a Apple.